Sem categoria

China reafirma alta de investimento público e juro baixo

O primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, prometeu manter a agressiva política de estímulo à economia do país, ao dizer que a terceira maior economia do mundo enfrenta problemas persistentes e incertezas por causa da recessão global, apesar da retomada no crescimento.

Diante de líderes empresariais e políticos no encontro anual do Fórum Econômico Mundial em Dallian, porto no Nordeste da China, Wen reafirmou a confiança do governo em que o Produto Interno Bruto (PIB) chinês poderá crescer 8% este ano. E disse que os esforços de Pequim para impulsionar a expansão foram "adequados, vigorosos e efetivos".

"Mas a melhora na economia chinesa permanece instável, não consolidada e desequilibrada", ressalvou. Wen destacou a existência de "muitas incertezas" que continuam a nublar o cenário econômico mundial e disse que o país enfrenta desafios que vão da persistente fraqueza da demanda por suas exportações às dificuldades crescentes no consumo doméstico – para ele citou, um dos maiores objetivos do governo.

"Portanto, não podemos e não mudaremos a direção da política sob circunstâncias inadequadas”, destacou Wen, acrescentando que Pequim manterá "resolutamente" sua política fiscal ativa e uma política monetária "moderadamente frouxa".

Com agências