Conferência caxiense lota plenário da Câmara

Nem mesmo a chuva que não deu trégua nos últimos dias desanimou a militância do PCdoB que praticamente lotou o plenário da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul na manhã e tarde deste sábado (12) durante a realização da Conferência Municipal do partido. Mais de duzentos militantes debateram as teses para o 12º Congresso e elegeram a nova direção da sigla no município.

diversas caxias

Adalberto Monteiro, Secretário de Propaganda e Formação do Comitê Central, falou para os presentes no evento sobre o Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento proposto pelo partido. “O Socialismo não é uma quimera. Essa proposta brota da realidade e através da força de sua militância.”

Para o presidente estadual do PCdoB, Adalberto Frasson, a atividade demonstrou a vitalidade do PCdoB e a disposição em debater um tema tão importante para o país como é a proposta apresentada nas teses.

Lideranças políticas locais participaram da cerimônia de abertura da conferência e não pouparam elogios à atuação do PCdoB em Caxias do Sul. Adiló Didomênico, diretor-presidente da Codeca, estava representando o prefeito José ivo Sartori. Adiló afirmou que o partido é uma das principais forcas políticas do Brasil. “O PCdoB é hoje a principal reserva ética e moral em Caxias e no Brasil. Partido que nào arreda o pé em defesa dos seus objetivos. Faz oposição aqui no município com coerência e elegância,” salientou o representante do executivo municipal. O PT esteve representado por Leonir Taufe e pelo deputado federal Pepe Vargas. Além deles estiveram prestigiando o evento o presidente do legislativo municipal, Elói Frizzo (PSB), Adriano Boff presidente PSB, Pedro Incerti, presidente PDT, Orvandil Barbosa, representando do PPL, presidente do PTB, Carlos Lacerda e os vereadores peemedebistas, Mauro Pereira e Geni Peteffi.

A deputada federal Manuela D’Ávila lembrou que enquanto outros partidos discutem nomes com intenção eleitoral em seus congressos, o PCdoB discute projetos para o país. “Avançamos muito com o governo Lula mas precisamos ir além”. Manuela também destacou a militância comunista caxiense. “Aqui em Caxias a militância dá aula seja no movimento sindical, social ou comunitário. Os militantes desta ciada tem a cara da classe trabalhadora”, afirmou Manuela.

Assis Melo, vereador pelo PCdoB caxiense, disse que partido possui sensibilidade para fazer alianças, porém o maior compromisso do partido é com a nação brasileira. “ O PCdoB cresce porque tem um ideal. Lutamos pela contrucão de uma sociedade mais justa. E o socialismo é lutar pela soberania do país.”

Silvio Frasson, presidente da executiva munipal, destacou que apesar do sábado de muita chuva, a participação da militância foi excelente. “O partido mostrou unidade. Não houve polêmicas em torno dos nomes apresentados para a nova direção e todas as propostas para o 12º Congresso foram aprovadas por unanimidade,” destacou.

A Conferência Municipal elegeu os delegados para a conferência estadual e as nova direção do PCdoB caxiense para os próximos dois anos. A 15ª Conferência Estadual deverá ocorrer nos dias 3 e 4 de outubro e a plenária final do 12º Congresso entre os dias 5 e 8 de novembro, em São Paulo.

Marcio Schenatto