Jô Moraes: Conferências em Minas mostram um novo PCdoB

Com o comentário “demora mas melhora”, a militante operária Cida, da base do Barreiro, em Belo Horizonte, começou sua fala após ter assistido o vídeo mineiro sobre o Projeto de Programa Socialista, em mais uma etapa do 12o Congresso do PCdoB. Esta conclusão, segundo ela, veio da observação apresentada no vídeo sobre a duração do tempo histórico em que se desenvolveram os demais sistemas. 

conferencia minas

Assim foi com o escravismo, o feudalismo, o capitalismo, e os primeiros passos do socialismo. “Os outros duraram um tempão, o socialismo começou tem bem menos tempo, não foi?”, concluiu a militante.

Percepções como essa têm surgido logo após a apresentação pedagógica da tese. Seu Quinzinho, operário de Betim, falou meio inquieto em uma outra reunião naquela cidade: “Mas Jô, antigamente a gente achava que o socialismo vinha assim vapt-vupt, quando a gente tomasse o poder. Agora parece que a gente tem que fazer um bocado de aliança”.

A compreensão de que é necessário uma transição começa a ser percebida de diferentes formas. Luis, um sambista filiado que toca no grupo Patuá, comentou logo após a apresentação: “ É bom que o pessoal saiba que vai ter propriedade estatal, propriedade privada e um bocado de forma diferente, porque muita gente tem medo de que o poder socialista tome tudo”. A crítica que um micro-empresário fez foi a de que era preciso colocar uma proposta que inclui-se o seu setor.

O uso do vídeo nos lançamentos têm atraído setores não partidários a assistirem a apresentação da tese e participado do debate. O momento mais inusitado foi quando um vereador do DEM, da cidade de Sete Lagoas, se inscreveu para dizer que o comunismo matou muita gente tendo tido a resposta adequada de um militante de Matozinhos, cidade próxima. A essa Conferência compareceu também o presidente da Câmara e presidentes de 3 partidos.

Nos diferentes lançamentos tem se destacado a presença de representantes dos Executivos municipais e das Câmaras de vereadores, demonstrando o novo patamar em que se encontra a relação política do partido. Nos últimos dias, isso ocorreu em Betim, com dois secretários municipais que representavam a prefeita Maria do Carmo (PT). Na Conferência, que se realizou no auge da gripe suína, a secretária de saúde foi instada pela direção a dar esclarecimentos sobre a epidemia. Em Matozinhos, 7 dos 9 vereadores, além de um ex-prefeito, compareceram ao evento.

Já em São José da Lapa estiveram presentes o prefeito e vários secretários. O mesmo ocorreu no lançamento em Lagoa Santa, que ocorreu no Clube de Dirigentes Lojistas e contou também com secretários municipais e a chefe de gabinete representando o prefeito.

A cidade operária de Igarapé, na Grande BH, reservou um momento de muita emoção quando o prefeito Kalu (PPS) após ter assistido o vídeo colocou: “Eu queria ter uma militância partidária mas parece que só o PCdoB tem essa prática de discutir ideologia”. E o jovem vereador Leandro, presidente da Câmara, concluiu sua fala dizendo que ele tinha vindo aprender e tinha certeza que o PCdoB ia crescer muito na cidade.

De Belo Horizonte,
Jô Moraes