Sem categoria

Biscaia conta com pressão popular contra liberação dos bingos

O deputado federal Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ) afirmou, em entrevista ao Jornal do Terra, que conta com a pressão popular e de entidades religiosas para barrar a liberação dos bingos, caça-níqueis e videobingos na Câmara dos Deputados. "Hoje, os veículos de comunicação então tratando o assunto. Eu acho que a partir daí, pode haver uma reversão dessa expectativa de aprovação no Plenário", disse.

Ontem (16), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou a matéria por 40 votos a sete. O texto aprovado é o substitutivo do relator Régis de Oliveira (PSC-SP) ao projeto de lei 2254/07, que regulamenta a atividade de jogos em todo o País. Biscaia encaminhou voto contrário e deixou clara sua posição de que o projeto aprovado está liberando atividades que, comprovadamente, têm ramificações com vários crimes.

O deputado disse ainda que os jogos de azar, de maneira geral, estão ligados à criminalidade. "O que é mais grave nesta proposta é que, além das casas de bingos, estão aprovando essas máquinas de caça-níqueis, permitindo que elas sejam espalhadas por restaurantes, padarias, o que pode ser absolutamente negativo para os nossos jovens", alertou.

Segundo Biscaia, mesmo que o Plenário da Câmara aprove a liberação, ainda há outras possibilidades de que a matéria não vá adiante. "Ainda tem que passar pelo Plenário, passar pelo Senado, e aí o presidente tem o poder de sancionar ou vetar", ressaltou, lembrando que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a relacionar os jogos com a prostituição infantil. "Mas ontem a maioria dos deputados da base do governo foi favorável, então não sei."