Câmara de Fortaleza concede Medalha Paulo Freire a Chico Lopes

O deputado federal Chico Lopes (PCdoB) será agraciado com a Medalha Paulo Freire, uma das mais importantes comendas concedidas pelo Município de Fortaleza, através da Comissão de Educação, Desporto, Cultura e Lazer, de sua Câmara Municipal. A solenidade de entrega da honraria acontece na segunda-feira, 21/9, às 19h30, no plenário da Casa.

Chico Lopes1

Os homenageados com a Medalha Paulo Freire são selecionados por uma Comissão integrada por vereadores e representantes da Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (UECE) e do movimento estudantil , através da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES). Além do deputado federal Chico Lopes, receberão a medalha a Comissão de Defesa do Direito à Educação e o Projeto Nascente.

“Estou muito orgulhoso em receber essa medalha, principalmente por se tratar de um reconhecimento referente à área da educação, em que militamos durante toda a vida”, afirma Chico Lopes, que acrescenta a Medalha Paulo Freire às muitas homenagens recebidas neste ano do seu 70º. aniversário

Uma vida pela educação

Menino de família simples e de muita dedicação ao trabalho, Chico Lopes iniciou seus estudos no Centro Espírita Braga Torres, em Fortaleza. Concluiu o curso noturno de técnico caixeiral. Chegou à Faculdade de Filosofia do Ceará – Fafice, passando a ministrar aulas no Senac e na Fênix. Em seguida, tornou-se professor na rede municipal e estadual.

Desde estudante, Lopes militou nos grêmios e associações, inclusive sindicais. Sempre participou de todas as atividades em defesa dos professores e, em 1968, iniciou sua militância no PCdoB, então clandestino. Foi vereador por três mandatos e sua votação para deputado estadual, mais de 48 mil votos, entusiasmou militantes e amigos. Chico Lopes foi o terceiro mais votado como deputado estadual, em seu primeiro mandato, sendo reeleito em 2002 para mais quatro anos na Assembléia Legislativa do Ceará.

Em 2006, foi eleito deputado federal, com mais de 162 mil votos, sendo o segundo mais votado em Fortaleza e o quinto em todo o Ceará. Comprovando a abrangência do reconhecimento demonstrado por parte do povo do Ceará, Chico Lopes recebeu votos em 182 dos 184 municípios cearenses.

Em todo esse tempo de luta, sempre manteve seu compromisso com as causas do povo, como o direito à educação, área em que seus mandatos sempre conquistaram grande reconhecimento, pela atuação na defesa dos professores, contra o fechamento de escolas, por mais recursos para o setor educacional e pela busca de novas práticas rumo à qualidade de ensino.

Entre as iniciativas do atual mandato como deputado federal, ligadas à educação, destacam-se ações como a realização do Fórum de Educação do Ceará (debatendo em diversas cidades o tema da aprendizagem e da qualidade de ensino), a emenda à lei do FUNDEB que concedeu aos professores o direito a 1/3 da carga horária para atividades extra-sala e a emenda à lei do FIES que permitiu aos estudantes financiamentos de até 100% do valor de cursos universitários em instituições particulares de ensino superior.

Por sempre levantar a voz em defesa do povo, Chico Lopes conta hoje com o reconhecimento de integrantes das mais diversas classes sociais e atividades profissionais, como uma das maiores lideranças do Estado do Ceará. Querido e sempre cumprimentado pelos colegas professores e pelos ex-alunos, que fazem questão de abraçá-lo, Chico Lopes segue levantando a bandeira da educação como prioridade na construção de um novo País, mais digno e de mais justiça social.

Fonte: Ass. Imprensa – Dep. Fed. Chico Lopes – PCdoB-CE