Sem categoria

Dilma diz que PT deve oficializar candidatura até outubro

O PT deve formalizar até outubro a candidatura própria do partido à Presidência da República para 2010. A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), provável candidata do PT, disse nesta segunda-feira (21), após reunião do Conselho de Administração da Petrobras, em Brasília, que cada partido tem seu ritmo, mas que não pode descartar a chance de o PT formalizar a candidatura em um mês.

A declaração foi uma resposta à cobrança feita por Michel Temer (PMDB SP), presidente da Câmara, de que é preciso uma definição do PT e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva até outubro, assim como uma posição da ministra-chefe da Casa Civil como pré-candidata.

"Entendo o anseio do presidente [da Câmara]. Acho que há de haver um esforço para se aprovar isso", afirmou Dilma.

Em entrevista ao jornal "O Estado de S.Paulo", Temer cobrou de Dilma que assumisse sua candidatura. Segundo ele, se o PT não sinalizar logo uma aliança nacional com o PMDB, as negociações poderão desandar.

Reportagem da Folha da semana passada informa que o peemedebista cobrou do PT e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma definição rápida sobre uma aliança nacional com o PMDB para apoiar em 2010 a eventual candidatura presidencial de Dilma.

Segundo a reportagem, Temer também disse que a vaga de vice deve ser do PMDB. "É fundamental que o PT e o presidente definam logo se vai haver uma aliança nacional com o PMDB para disputar a Presidência. Se houver essa decisão, o PMDB tem de ter a vice."

O próprio Michel Temer pretende ser o candidato a vice na chapa com Dilma.

Fonte: Folha Online