Sem categoria

Krugman diz que retomada será “lenta e dolorosa”

O Prêmio Nobel da Economia considera que a economia global já "bateu no fundo", mas alerta que a recuperação vai ser “lenta e dolorosa”. "O fim do mundo parece ter sido adiado", afirmou hoje Paul Krugman, num seminário em Helsínque (Finlândia), citado pela agência Bloomberg.

O prêmio Nobel da Economia defendeu que a economia mundial "não parece ter caído num abismo, mas ainda enfrenta problemas". Para o economista da Universidade de Princeton, as perspectivas sobre a retoma são "muito difusas", alertando que a recuperação poderá ser demorada.

A Alemanha, a França e o Japão saíram da recessão no trimestre passado, sinalizando que o pior da crise já passou para as maiores economias do mundo. Krugman defende que a economia norte-americana emergiu da recessão entre finais de julho e agosto. Ele considera ainda que a economia chinesa não é suficientemente grande para ser uma locomotiva da recuperação.

Krugman explicou ainda que "o problema é que isto é uma crise financeira global. Como é que podemos ter uma recuperação liderada pelas exportações, a menos que encontremos outro planeta para onde exportar?", questionou.