O Rio Grande merece mais
Em material comemorativo à Semana Farroupilha, a deputada Manuela dÁvila destaca que este é um momento para refletir sobre o significado da luta dos farrapos ontem e hoje.
Publicado 21/09/2009 11:34 | Editado 04/03/2020 17:11

Confira o texto:
O Rio Grande merece mais
Vivemos uma grave crise no Rio Grande do Sul. Há quanto tempo nós convivemos com esta frase? Na semana em que o nosso estado comemora a Revolução Farroupilha, a mais longa revolta popular da história do Brasil, precisamos refletir sobre o significado da luta dos farrapos ontem e hoje.
A luta contra a opressão e em defesa da liberdade que mobilizou os gaúchos em 1835 continua atual.
Bento Gonçalves certamente não aceitaria que tropas estaduais fossem mobilizadas contra os trabalhadores sem-terra. Não aceitaria que todas as críticas ao governo fossem alvos da ação violenta da Brigada Militar.
A desvirtuação da ação da Brigada Militar, cada vez mais voltada para a repressão aos movimentos sociais, vai frontalmente contra os ideiais da Revolução.
Neste momento em que a governadora responde a um processo de impeachment na Assembléia, é preciso muita atenção e responsabilidade.
É fácil apontar os erros do governo tucano, que apostou suas fichas no desmonte do Estado e nas políticas neoliberais. Mas é preciso ir além disso, é preciso discutir os novos caminhos que nosso estado precisa trilhar. Os caminhos da democracia e do desenvolvimento.
Nosso mandato tem buscado recursos para nossas cidades, trazendo investimentos para o esporte, educação, cultura, lazer, saúde, desenvolvimento urbano e turismo. Foram mais de 20 milhões de reais trazidos para o Rio Grande em apenas três anos de mandato.
Nosso estado merece muito mais, merece "liberdade, igualdade e humanidade".