Trensurb fez resgate do Pelotão Lanceiros Negros

A Praça Revolução Farroupilha, localizada junto à Estação Mercado da Trensurb, foi palco na manhã de ontem da cerimônia de homenagem ao Pelotão Lanceiros Negros, que exerceu papel de destaque na Revolução Farroupilha. Esse foi o primeiro ato público a ser realizado no local após a restauração.

Integrantes do Grupo de Escoteiros Lanceiros Negros contaram a história dos personagens que dão nome a eles e realizaram apresentações musicais em frente ao painel Epopeia Rio-Grandense, Missioneira e Farroupilha, do artista plástico bageense Danúbio Gonçalves.

O presidente do grupo, Carlos Eduardo Dutra, lembrou a importância dos lanceiros negros na Revolução Farroupilha. Eram escravos que lutavam em troca de liberdade – uma promessa de alforria. O mais notável acontecimento ficou conhecido como a Guerra dos Porongos, na localidade de mesmo nome (hoje do município de Pinheiro Machado).

Em novembro de 1844, estavam todos em trégua. O corpo de cem lanceiros negros de Teixeira Nunes, liderado por David Canabarro, foi atacado e dizimado por forças sob o comando de Pedro de Abreu.

O diretor-presidente da Trensurb, Marco Arildo Cunha, ressaltou que a praça foi restaurada para manifestações e atos públicos.

FONTE: Correio do Povo