Sem categoria

Rio 2016 servirá para reafirmar autoestima brasileira, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou nesta terça-feira (23) que organizar os Jogos Olímpicos não pode ser um privilégio dos Estados Unidos ou de países da Europa.

O anúncio da sede da Olimpíada de 2016 será feito no dia 2 de outubro em Copenhague, capital da Dinamarca. O Rio concorre com Chicago, Madri e Tóquio.

"Os Jogos Olímpicos não podem ser apenas Jogos europeus ou norte-americanos, têm que ser do mundo inteiro", disse Lula em um encontro com jornalistas em Nova York. "Para o Brasil, os Jogos Olímpicos serão a reafirmação da autoestima de um povo."

Lanterna entre os quatro finalistas na primeira avaliação do COI (Comitê Olímpico Internacional), realizada em 2008, o Rio igualou-se aos rivais no último relatório do comitê, divulgado no dia 2 de setembro.

"O Brasil está convicto de que o Rio de Janeiro tem para oferecer tudo o que as demais [cidades candidatas] têm a oferecer, e um pouco mais", falou Lula.

O presidente brasileiro afirmou ainda que, em termos de infraestrutura, o Rio se beneficiará das instalações previstas para a Copa do Mundo de futebol em 2014.

Fonte: France Presse