Sem categoria

Rio 2016: Mutirão tenta garantir jogos verdes no RJ

Um mutirão recorde plantou na segunda-feira (21), no Dia da Árvore, 3.580 mudas no Parque estadual da Pedra Branca, na Zona Oeste, para neutralizar o carbono emitido durante o período de candidatura do Rio a sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

O lançamento do projeto “Carbono Zero — Rio 2016” aconteceu no Jardim Botânico, com a presença do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e da secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos.

Marilene garantiu que, se a cidade for escolhida sede das olimpíadas, no dia 2 de outubro em Copenhague (Dinamarca), todos os gases emitidos até a realização dos competições (com deslocamentos por avião e carros, impressões e refeições, entre outros) serão neutralizados.

"Vamos trazer os Jogos de 2016 para o Rio e realizar uma competição totalmente verde", garantiu Minc.

A neutralização de carbono não é uma ideia nova para a campanha Rio 2016. No doss iê de candidatura, entregue ao Comitê Olímpico Internacional (COI), consta a proposta de “jogos verdes”, que prevê o plantio de três milhões de árvores em áreas estratégicas da Floresta da Tijuca.

No Jardim Botânico, mais de cem mil mudas Ainda para comemorar o Dia da Árvore, outras 101.420 mudas foram plantadas ontem no Jardim Botânico e em 51 municípios fluminenses. O plantio das 105 mil mudas — incluindo as do Parque da Pedra Branca — atende ao pacto socioambiental para a restauração da Mata Atlântica, firmado em 28 de maio por órgãos públicos, empresários e entidades representativas da sociedade civil dos estados brasileiros litorâneos.

Também ontem de manhã, o contador digital de árvores, instalado há um ano no Jardim Botânico, contabilizava mais de três milhões e cem mil de mudas plantadas. Embora o painel tenha sido colocado no dia 21 de setembro do ano passado, a contagem leva em conta os plantios feitos desde janeiro de 2007.

A solenidade no Jardim Botânico contou com a participação de cem crianças do projeto Grael. Elas receberam mudas e sacolas ecológicas, para estimular a diminuição do uso de sacolas de plástico.

"Esses jovens serão os atletas, os organizadores e os torcedores dos Jogos Olímpicos de 2016. Eles já podem comemorar a conquista da medalha verde de campeões da ecologia e do meio ambiente".

Os brasileiros vêm mostrando uma consciência ecológica cada vez maior, e a proposta de fazer uma candidatura carbono zero reforça essas convicções diante do COI — afirmou Carlos Luiz Martins, superintendente de operações do Comitê Rio 2016.

Durante o evento, Minc, Marilene e o presidente do Instituto estadual do Ambiente (Inea), Luiz Firmino, aderiram à campanha “Tictactictac”, liderada pelo vocalista Tico Santa Cruz, da banda Detonautas.

A campanha tem por finalidade recolher 500 mil assinaturas em favor da aprovação de um novo tratado sobre mudanças climáticas. A cúpula de governos mundiais se reunirá em Copenhague, entre 7 e 19 de dezembro, para debater e tentar aprovar o tratado.

Fonte: G1