Semel viabiliza 300 vagas para alunos da rede pública de Goiânia
A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Goiânia (Semel) consolida o Projeto Aluno e Aluna Atleta. Ao todo, serão oferecidas 300 vagas gratuitas para os alunos da rede municipal de ensino. O Projeto visa à massificação do esporte de rendimento, oportunizando aos alunos o acesso aos clubes e futuramente a bolsas universitárias.
Publicado 23/09/2009 13:04 | Editado 04/03/2020 16:44
O Projeto Aluno e Aluna Atleta será desenvolvido em parceria com Clubes Esportivos e Recreativos de Goiânia. Inicialmente, com três Clubes já conveniados, serão oferecidas 300 vagas gratuitas para os alunos da rede municipal de ensino e dos núcleos de iniciação esportiva – Programa Segundo Tempo e Projeto Draulas Vaz.
O objetivo é partir da massificação da iniciação esportiva para um estágio mais avançado, que é o treinamento de base do esporte de rendimento. Os alunos que revelarem talento esportivo e/ou aptidão para determinada modalidade terão acesso aos clubes e a práticas sistematizadas de desenvolvimento do esporte de rendimento. O terceiro estágio envolve também a concessão de bolsas escolares e universitárias, mediante parceria a ser firmada com faculdades e escolas privadas.
O projeto ALUNO E ALUNA ATLETA favorece a integração entre as escolas e outros setores da sociedade e complementa o trabalho da Educação Física escolar e da iniciação esportiva, dando ao aluno a condição de inserção em práticas esportivas mais aprimoradas, visando o desenvolvimento atlético aliado ao desenvolvimento educacional.
Os convênios foram assinados no último dia 27 de agosto pelo Prefeito de Goiânia, Iris Rezende e a direção do Clubes de Regatas Jaó, da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal e Clube dos Oficiais da Policia e Bombeiros Militares do Estado de Goiás.
Pelo convênio, os clubes se comprometem a manter equipes em treinamento permanente em três modalidades coletivas e três individuais, cedendo à SEMEL e SME 30% das vagas. Os clubes que cumprirem os requisitos legais poderão fazer jus a isenção parcial do IPTU de suas áreas, conforme dispõe a Lei Complementar nº 170 de 2007.
A Secretaria Municipal de Esporte tem a coordenação geral do projeto e a supervisão das aulas, as quais estarão a cargo dos professores dos Clubes. A seleção dos alunos e alunas será realizada em formato de Festivais Esportivos nos Clubes envolvidos, para as modalidades futsal, voleibol, basquetebol, xadrez, judô e caratê.
“ O Projeto Aluno e Aluna Atleta é uma boa semente que estamos plantando, é um passo importante para que Goiânia seja, em futuro próximo, um celeiro de campeões e campeãs”, afirma Luiz Carlos Orro, Secretário Municipal de Esporte e Lazer.