Sem categoria

Rússia aconselha Irã a reaver confiança em seu programa nuclear

O presidente russo Dmitri Medvédev declarou nesta sexta-feira que o Irã deve dar passos para recuperar a confiança em relação ao seu programa nuclear e estar disposto a demonstrar isso no dia 1º de outubro, quando se reunir o grupo de seis países mediadores da questão nuclear iraniana.

"Teerã deve dar passos para recuperar a confiança em relação a seu programa nuclear e estar disposto a demonstrar isso em 1º de outubro, quando o grupo dos seis se reunirá em Genebra", manifestou Medvedev em Pittsburgh, onde está para participar da cúpula do G20.

O presidente russo explicou que a reunião de Genebra brindará a Teerã a oportunidade de mostrar sua disposição de seguir cooperando com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e dar transparência a seu programa nuclear.

"Confiamos que o Irã apresentará provas irrecusáveis sobre o caráter civil de suas pesquisas nucleares, à luz das últimas revelações sobre a nova usina de enriquecimento de urânio que está sendo construída no país", afirmou o chefe de Estado russo.

O grupo de seis países mediadores para o tema é formado por Alemanha, Estados Unidos, França, Reino Unido, China e Rússia.

Fonte: RIA-Novosti