PCdoB do Acre dá largada para campanha 2010

A Conferência Estadual do PCdoB, que começou neste sábado no Teatrão, vai referendar os nomes do senador Tião Viana e do ex-governador Jorge Viana como candidatos da Frente Popular do Acre ao Governo do Estado e ao Senado, respectivamente. O anúncio foi feito pelo presidente da Aleac e do partido, deputado Edvaldo Magalhães em seu pronunciamento na abertura do evento.

Edvaldo lembrou que foi Jorge Viana quem abriu o caminho para as vitórias da esquerda. “Foi este companheiro, agora cinqüentão, que agora tem cabelos brancos e tinha cara de menino em 1990 quem nos mostrou o caminho para a esquerda encontrar as vitórias. Até então éramos especialistas em balsa, ele nos mostrou o rumo do barranco”, declarou Edvaldo.

Logo em seguida Edvaldo seria lançado como segundo candidato ao Senado na chapa da Frente Popular pelos deputados Nilson Mourão (PT) e Perpétua Almeida (PCdoB). Mourão disse que, se o nome de Edvaldo for apresentado oficialmente à FPA terá o seu apoio. “Até agora estamos sabendo pelas colunas dos jornais que o PCdoB quer a vaga no Senado, quando esta proposta for apresentada terá todo o meu apoio”, garantiu.

Perpétua declarou que Tião, Jorge e Edvaldo compõem a chapa dos seus sonhos como militante, dirigente do partido e esposa do deputado. “Não combinei com ninguém do partido como é regra do PCdoB, mas na hora certa vamos pedir licença aos partidos para apresentar as duas figuras que mais representam a construção do novo Acre, Jorge Viana e Edvaldo Magalhães para o Senado”, disse a deputada.

A Conferência começou às 9h deste sábado e será encerrada no domingo com a eleição da nova diretoria executiva. O presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, participou da abertura dizendo que o partido é um exemplo para o país, assim como a Frente Popular do Acre. “Uma frente de partidos políticos ampla que permanece por 20 anos unida é um exemplo significativo na história do país e muito necessária para que o Brasil possa realizar grandes empreendimentos”, comentou Rabelo.

O ex-governador Jorge Viana fez um discurso emocionado e declarou aberta a campanha eleitoral para 2010. Ele lembrou que no próximo dia 3 de outubro, a um ano das eleições nacionais, vai ser aberto o calendário eleitoral sem que a reforma política fosse concretizada. “Lamentavelmente, a temporada vai começar sem reforma política, sem clareza e com a judicialização da política. A responsabilidade da reforma política está sendo transferida para o eleitor e militante. Vamos fazer com o voto o que o Congresso não fez”, declarou Jorge. O ex-governador evitou falar sobre candidaturas, dizendo ser apenas candidato a militante, mas declarou ser consenso que o PCdoB terá um papel “muito maior” na próxima campanha eleitoral.

O prefeito Raimundo Angelim (PT), também prestigiando o evento, fez pronunciamento agradecendo o apoio da militância comunista, que superlotou o Teatrão e declarou seu apoio para os passos que o partido almeja.

O governador Binho Marques, que fez o pronunciamento de encerramento da cerimônia de abertura da Conferência, disse que a militância do PCdoB o faz esquecer a que partido pertence. “A Frente Popular me orgulha. Por ser uma frente tão verdadeira e vibrante acabo esquecendo a que partido pertenço”, disse. Binho lembrou que foi difícil para ele assumir a incumbência de ser o candidato do Frente para o Governo do Acre, mas se convenceu quando ouviu as palavras de ordem criadas pela União da Juventude Socialista, o braço jovem da militância comunista: “aqui quem fala é o PCdoB”, dizia o refrão de incentivo a Binho.

A Conferência contou com a participação de todos os 10 vice-prefeitos e 21 vereadores do PCdoB, além dos deputados Junior Betão (PP) e Delorgem Campos (PSB). Delorgem fez pronunciamento lembrando o parentesco do Partido Socialista Brasileiro com os comunistas e que se orgulha de pertencer à Frente Popular, “o maior partido do Acre”. No encerramento do evento, na tarde deste domingo, o presidente da Aleac, Edvaldo Magalhães, deverá ser reeleito presidente do Diretório Regional do partido.

De Rio Branco,
João Maurício