Vanessa cobra serviço de banda larga nas escolas de Manaus

Ao cobrar explicações do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) sobre a autorização para que a operadora Oi construa uma rede de fibra ótica ligando Boa Vista (RR) a Manaus (AM), a deputada federal Vanessa Grazziotin (PCdoB) foi informada que a companhia não apresentou projeto para executar o serviço. A logística vai permitir acesso rápido à internet em banda larga nas escolas e aos moradores de Manaus.

Quando comprou a Brasil Telecom, a Oi comprometeu-se junto a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a providenciar a banda larga até 2010 em três capitais do Norte: Boa Vista, Manaus e Macapá (AP).

Na capital de Roraima o serviço chegou dia 10 na Escola Estadual Lobo D´Almada, onde foi instalada a primeira conexão. O serviço foi possível através de um link de dados de alta capacidade fornecido pela Eletronorte ligando Boa Vista a Santa Elena, na Venezuela. As informações transitam na rede da CanTV até Caracas onde se conecta ao cabo da Globonet da Oi.

Para chegar a Manaus, a Oi necessita construir a rede de fibra ótica que passará pela BR-174, portanto, necessitando de autorização do Dnit para tal. Diante da demora, a deputada Vanessa enviou requerimento solicitando informações.

“Ainda não temos o comunicado oficial, mas já nos foi antecipado que a autorização depende da apresentação do projeto por parte da operadora. Precisamos agilizar o processo, sobretudo diante de nossa demanda que é muito grande nessa área”, argumentou a parlamentar que não descarta chamar representantes da operadora a dar explicações numa audiência pública.

“A Oi lançou o serviço de acesso à internet em banda larga em Boa Vista. O apoio dos governos do Brasil e da Venezuela foram decisivos para a implementação da ação, além da referida empresa possuir um plano de investimentos que tem o objetivo levar o serviço a todo o território brasileiro, especialmente nos estados da região amazônica”, diz.

Do Dnit, a parlamentar cobrou as seguintes informações: “Se há projeto da empresa Oi junto ao órgão? Se houver, qual o motivo do atraso para a implementação desse serviço? E se não houver, quais as providências encaminhadas pelo órgão?”

A demanda está ligada ao Programa Banda Larga nas Escolas do governo federal que consiste em equipar todas as escolas urbanas do país com acesso rápido à internet.

De Brasília,
Iram Alfaia