Sem categoria

Ruralistas conseguem instalação da CPI mista do MST

A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), que presidiu a sessão plenária do Congresso Nacional, nesta quarta-feira (30), leu o requerimento de criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investigará repasse de recursos públicos ao Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST). A CPI mista é uma reação da bancada ruralista a promessa do governo de atualizar os índices de produtividade da terra para fins de reforma agrária.

A comissão, a terceira contra o MST no período de cinco anos, é considerado um instrumento político dos ruralistas para fazer valer suas propostas sobre o assunto, ao mesmo tempo em que terá repercussão no debate eleitoral em torno da sucessão presidencial de 2010.

Para garantir a abertura da CPMI são necessárias 27 assinaturas do Senado e 171 da Câmara. Os ruralistas recolheram 34 e 192 assinaturas, respectivamente. A secretaria da Mesa Diretora do Senado encaminhará o comunicado de criação da CPMI aos líderes partidários, que deverão indicar os membros para compor a comissão dentro do prazo regimental de cinco dias úteis.

Leia também:
Manifesto em defesa do MST é entregue a Sarney