Braga  lidera  na Conferência sobre Clima Global

Liderados pelo governador do Amazonas, Eduardo Braga, os governadores da região Norte do Brasil obtiveram uma significativa vitória política durante a 2ª Conferência de Governadores sobre Clima Global 2009: inserir no texto final do evento, a ser assinado nesta sexta-feira, dia 2 de outubr4o, a necessidade de fortalecimento das florestas e o reconhecimento dos serviços ambientais que estas florestas prestam para a humanidade.

“Queremos que fique registrado, no documento, que é preciso o suporte deste encontro para o Reed e outros mecanismos que apoiem e dêem sustentação financeira, social e ambiental para a floresta preservada, para o combate ao desmatamento e para o reflorestaento da Amazônia brasileira”, afirmou Braga.

A inclusão deste item na declaração final foi decidida durante reunião na noite de quarta-feira, dia 30, com o governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger. Os quatro governadores do Norte presentes à conferência sobre clima global, além de Braga, Ana Júlia Carepa, do Pará; Binho Marques, do Acre, e Waldez Góes, do Amapá participaram do encontro.

Na ocasião foi tratada a importância da preservação florestal e sua função no combate às mudanças climáticas. “A floresta tem papel relevante, por isso protegê-la é um dever de todos nós”, afirmou o governador da Califórnia. Assim que viu o documento final e percebeu que não havia menção à floresta, Eduardo Braga deu início ao movimento e reuniu os governadores do Norte brasileiro para conversar sobre a forma de acrescentar dados sobre a preservação da floresta na redação do texto.

"Não havia sentido para nós vir aqui mostrar o que o Amazonas está fazendo para a preservação da floresta e das vidas das pessoas que ali habitam sem que houvesse um registro no documento do evento de que é necessário manter as floresta em pé. A floresta é a nossa causa", afirmou Braga.

Agecom AM