FAB apresenta projeto de novo CIAAR a deputados

“De grande relevância para Minas Gerais e para o País”. Assim a deputada federal Jô Moraes (PCdoB/MG) qualificou a iniciativa da Força Aérea Brasileira (FAB) de realizar um expressivo investimento na construção de uma nova, ampla e moderna unidade na área de ensino da Força, em Minas Gerais.

O novo projeto da FAB foi ontem apresentado aos integrantes da bancada mineira da Câmara dos Deputados, numa programação que começou na Base Aérea de Brasília e terminou em Belo Horizonte, no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), na Pampulha. Lá os deputados conheceram a maquete da nova unidade de ensino, que será construída na cidade de Lagoa Santa e que também irá abrigar a estrutura atualmente instalada na área do Aeródromo da Pampulha, em Belo Horizonte.

Os investimentos serão feitos pela Aeronáutica numa área de cerca de 700 mil metros quadrados, de propriedade da União, sob jurisdição da FAB, perto do Aeroporto Internacional de Confins e do novo Centro Administrativo do Governo do Estado. Como observou o comandante do CIAAR, brigadeiro José Geraldo Ferreira Malta, durante a apresentação do empreendimento, este “acompanhará o crescimento estratégico da grande metrópole mineira”.

Ele explicou aos parlamentares que atualmente a unidade de ensino é responsável pela formação de mais de 600 oficiais a cada ano. Com a construção da nova sede essa capacidade será ampliada de modo significativo, podendo formar mais oficiais médicos, dentistas entre outras especialidades de nível superior.

A transferência para Lagoa Santa foi possível através da celebração de um termo de promessa de permuta e um convênio entre a FAB e a Infraero. Com ele, a área de 258 mil metros quadrados do CIAAR, ao lado do Aeroporto da Pampulha, será transferida para a Infraero. Os recursos relativos às benfeitorias e patrimônios serão usados pela FAB para a construção da nova unidade em Lagoa Santa. Já a Infraero poderá usar o espaço para ampliação do terminal da Pampulha.