Sem categoria

Parlamentares do PCdoB são indicados ao Prêmio Congresso em Foco

Os deputados Aldo Rebelo (PCdoB-SP), Flávio Dino (PCdoB-MA) e a deputada Manuela d'Ávila (PCdoB-RS) estão entre os finalistas do Prêmio Congresso em Foco 2009.

Os três parlamentares fazem parte da lista com 38 finalistas escolhidos por 176 jornalistas que cobrem o Congresso Nacional.

Ao todo, 86 deputados e 57 senadores receberam ao menos um voto dos profissionais de imprensa que cobrem a Câmara e o Senado.
 

As listas dos parlamentares votados pelos jornalistas, na primeira fase do Prêmio Congresso em Foco 2009, permite uma grande variedade de leituras sobre o prestígio das 19 bancadas partidárias em atividade no Parlamento.

 
Considerando o total de votos computados, o PT emerge da pesquisa como a legenda com a atuação parlamentar mais bem avaliada pelos jornalistas que cobrem o Congresso Nacional. Os 176 jornalistas consultados, ligados a 49 veículos de comunicação, deram 333 votos a parlamentares do partido. O PSDB ficou em segundo lugar, com 268 votos.
 
Proporcionalmente, o Psol e o PCdoB foram as bancadas mais bem avaliadas. O primeiro teve todos os seus quatro parlamentares (um senador e três deputados) citados pelos jornalistas. O PCdoB quase a metade. PT e PSDB vieram em seguida, respectivamente, com 36,60% e 34,70% dos integrantes de suas bancadas destacados pelos profissionais de comunicação.
 
Os números: a esquerda e a centro-esquerda tiveram 67 (34,71%) de seus 193 congressistas citados pelos jornalistas; os partidos conservadores – de direita ou centro-direita – receberam citações para 28 (13,79%) de seus 203 representantes no Congresso citados; e os partidos de centro tiveram 48 (25,94%) dos 185 nomes no Parlamento citados.
 
Dos 19 partidos com representação no Congresso, quatro não tiveram nenhum parlamentar citado pelos jornalistas: PMN, PHS, PTdoB e PTC.

De hoje (1º) até 19 de novembro, os 11 senadores e os 27 deputados mais votados serão submetidos à votação na internet.

O internauta também poderá votar nos parlamentares que mais se destacaram nas áreas de combate à corrupção, defesa do meio ambiente e da educação e na melhor iniciativa do Congresso em 2009.

Clique aqui e vote também.

Da redação com informações do Congresso em Foco