Braga na “Declaração de Soluções Globais para o Clima”

Graças a liderança do governador do Amazonas, Eduardo Braga, a importância das florestas para a manutenção do clima mundial passou a integrar a “Declaração de Soluções Globais para o Clima”, documento final da 2ª Conferência de Governadores sobre Clima Global 2009 – na Rota de Copenhagen, assinado na sexta-feira, dia 02 de outubro, na Califórnia.

Assim que soube que não haveria citação sobre as florestas no documento que deverá ser entregue aos chefes de nações das lideranças representadas na Conferência, Braga iniciou uma mobilização junto aos governadores do Norte brasileiro para incluir o assunto.

Não havia sentido participar de um fórum tão grandioso, mostrar o que o Amazonas está fazendo para a preservação da floresta e das vidas da pessoas que ali habitam sem que houvesse um registro no documento do evento, mostrando que é necessário manter as floresta em pé. A floresta é a nossa causa", afirmou Braga.

Em busca do espaço para a floresta, o governador do Amazonas reuniu com os governadores do Norte – Ana Júlia Carepa, do Pará; Binho Marques, do Acre, e Waldez Góes, do Amapá – e juntos reuniram-se com o governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, que aceitou de imediato incluir a defesa das florestas nas propostas ambientais. “As florestas tem um papel relevante, por isso protegê-las é um dever de todos nós”, afirmou o governador da Califórnia.

A 2ª Conferência de Governadores sobre Clima Global reuniu cerca de 2,3 mil pessoas de mais de 70 estados dos seis continentes, entre governadores, representantes da Organização das Nações Unidas (ONU) e lideranças mundiais envolvidas com a questão das mudanças climáticas, entre elas Nancy Sutley, presidente do Conselho de Qualidade Ambiental da Casa Branca. Na posição de presidente, ela atua como a principal conselheira de política ambiental do presidente dos Estados Unidos, Barak Obama.

Agecom AM