Sem categoria

Fraude: senhas de Gmail, Yahoo, AOL e Hotmail vazam na internet

Um dia após a confirmação pela Microsoft do roubo e posterior publicação na internet de mais de 10 mil senhas de usuários do Hotmail, o Google também confirmou, nesta terça-feira (06) que seu serviço de webmail, Gmail, foi atingido por um esquema de roubo de senhas similar. A empresa americana garantiu que já tomou todas as medidas necessárias para garantir a segurança dos usuários afetados.

Segundo informações da BBC News, duas listas com mais de 30 mil nomes e senhas foram publicadas na internet no mesmo local onde foram publicadas as senhas dos usuários do Hotmail. Esta lista incluiria usuários de diversos serviços de e-mail online, como Yahoo!, AOL, além de Gmail e Hotmail. Algumas das contas pareciam ser antigas ou desativadas, mas, segundo garante a BBC, haviam muitos dados de contas ainda ativas.

"Recentemente tomamos conhecimentos de um grande esquema de pishing através do qual os hackers obtinham os logins de contas de webmails, incluindo o Gmail", afirmou um porta-voz do Google à BBC. O phishing é justamente um esquema pelo qual fraudadores se apossam de informações pessoais usando páginas falsas de empresas conhecidas — bancos, departamentos de TI e outras fontes confiáveis —, enviando e-mails igualmente falsos, a fim de enganar os internautas para que eles revelem detalhes pessoais como números de contas bancárias ou senhas.

"Assim que soubemos dos ataques, forçamos redefinições de senhas das contas atingidas. Continuaremos a fazer essa operação em outras contas que forem atacadas", garantiu o porta-voz do Google. A empresa também ressaltou que a invasão não foi "uma falha de segurança do Gmail" —, sim, mas "um golpe direcionado para usuários que revelaram seus dados pessoais a hackers".

Todas as listas com esses dados já foram removidas da internet, segundo a BBC, que também informa que não está claro se as contas de email foram atingidas pelo mesmo ataque de pishing. Um especialista de segurança consultado pela BBC aconselhou os usuários de internet a trocarem suas senhas o mais rápido possível, não apenas dos webmails mas também de qualquer site acessado. "Cerca de 40% das pessoas têm as mesmas senhas para todos os sites que utilizam", alertou Graham Cluley, da empresa Sophos.

Hotmail

Quanto à Microsoft, o anúncio de segunda-feira atesta que senhas pertencentes a alguns usuários do Hotmail, seu serviço de correio eletrônico, foram expostas em uma página da internet, mas desde então foram retiradas do ar. A empresa não disse quantos usuários foram afetados, mas alguns relatos sugerem que senhas de mais de dez mil contas foram expostas.

A Microsoft disse que as senhas foram removidas do site ilegal, que a empresa não identificou. O acesso a todas as contas afetadas também foi bloqueado. A companhia está ajudando os usuários a recuperar suas contas Hotmail. De acordo com a empresa, a exposição das senhas não aconteceu por conta de uma violação a servidores da Microsoft.

Da Redação, com ag~encias