UFC adia segunda etapa do Vestibular 2010

O Vice-Reitor da UFC, Prof. Henry Campos, anunciou na manhã de ontem (07), em entrevista coletiva, o adiamento da segunda etapa do Vestibular 2010. As provas de conhecimentos específicos e a redação ocorrerão nos dias 13 e 14 de dezembro, respectivamente – uma semana após a data inicialmente prevista. Hoje (08), a Coordenadoria de Concursos da UFC (CCV) lançará aditivo ao Edital do Vestibular (Nº 02/2009), com todas as informações sobre o novo calendário do processo seletivo.

A iniciativa de modificar o cronograma do Vestibular foi necessária devido ao adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), transferido para 5 e 6 de dezembro, por decisão do Ministério da Educação.

Embora a UFC tenha optado, no início de 2009, por não incluir o ENEM no processo seletivo deste ano, a Presidente da CCV, Profª Maria de Jesus Correia, ressaltou que mais de 187 mil cearenses realizarão o Exame para tentar ingressar em outras instituições.

“Entendemos a importância do ENEM e adotamos uma postura para que não haja prejuízos aos alunos. Adiando, em apenas uma semana, a segunda etapa do nosso Vestibular, nós livramos qualquer coincidência de datas no Estado”, explicou o Prof. Henry Campos, durante a entrevista coletiva.

Ele destacou que a escolha pela nova data também levou em consideração o Vestibular da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Não haverá choque entre as provas das duas instituições.

A iniciativa da UFC foi reconhecida pelo MEC. Na manhã de hoje, a titular da Secretaria de Educação Superior do Ministério, Maria Paula Dallari, encaminhou ofício à Reitoria, agradecendo pela compreensão e pelo empenho da Universidade em ajustar a situação no âmbito local.

Primeira Etapa

Durante a entrevista, a Profª Maria de Jesus ressaltou que não haverá alteração na data da primeira etapa (prova de conhecimentos gerais) do Vestibular da UFC, que continua marcada para 15 de novembro. Cerca de 45 mil estudantes deverão realizar a prova, que ocorrerá normalmente, sem qualquer mudança.

Este ano, a UFC oferece um total de 5.524 vagas (1.020 a mais que no ano passado), distribuídas por 90 cursos de graduação em campi na Capital e no Interior do Estado.

O processo seletivo deste ano não inclui o ENEM, mas, a partir de outubro, se intensificam as discussões por todos os setores da comunidade universitária, sobre a inclusão do Exame no Vestibular do ano que vem. A decisão será dos conselhos universitários e deverá ser anunciada até dezembro.

"Não há prejuízos”

O adiamento da segunda etapa do Vestibular da UFC não representa qualquer prejuízo logístico ou financeiro para a Universidade. Foi o que garantiram o Vice-Reitor Henry Campos e a Presidente da CCV, Profª Maria de Jesus Correia, durante a entrevista coletiva ocorrida na manhã de hoje.

Eles explicaram que, como a segunda etapa será realizada apenas em dezembro, os locais de prova sequer haviam sido definidos ainda. A Profª Maria de Jesus ressaltou, entretanto, que a UFC começou a entrar em contato com as entidades que costumam receber os vestibulandos, para comunicar sobre a mudança e confirmar a disponibilidade dos locais.

A possibilidade de prejuízos financeiros também foi descartada. Segundo a Profª Maria de Jesus, não há nenhuma despesa com o Vestibular vinculada à data de sua realização.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC