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Ronaldo Lemos: o fim dos blogs?

Estou triste. Na semana passada, meu blogueiro favorito anunciou que vai fechar seu blog. Dentro de quatro meses, o escocês chamado Nick Currie, mas conhecido como Momus, vai abotoar o paletó virtual do seu diário Click Opera.

Por Ronaldo Lemos, na Folha de S.Paulo

Para quem não o conhece, Momus é uma sumidade em várias áreas diferentes: música, moda, arte, performance e crítica. Desde 1986, lançou mais de 20 discos, o último no ano passado. Para ter um gostinho, vale conferir a música Rhetoric, do álbum Timelord, de 1993 (bit.ly/PMIrf). Momus parece um pirata moderno, mestre em capturar o espírito do nosso tempo. E olha que ele está sempre de tapa-olho. Achei que fosse por moda, mas a realidade é outra. Ele perdeu um olho por conta de uma amebíase ao lavar sua lente de contato com água de torneira. Argh!

O fim do Click Opera sinaliza (para mim, pelo menos) o fim da década. E, junto com ela, o dos blogs como os conhecemos. Nascidos como uma ferramenta poderosa para expressão pessoal, eles passaram por uma transformação contínua durante a década. Surgiram os blogs corporativos, que ocuparam boa parte da blogosfera.

Começou a aparecer publicidade e, com ela, a polêmica dos blogueiros que aceitam dinheiro para fazer propaganda dentro dos posts, sem deixar isso claro. E, para completar, os blogs "puros" hoje competem com Orkut, Twitter e inúmeros outros sites.

Não acho que os blogs morrerão. Ao contrário, são vítimas do próprio sucesso. Hoje tudo é blog. O formato faz parte de qualquer nova aplicação da internet, do YouTube ao Yelp, passando pelo Facebook. E, nesse sentido, Momus já disse que seu blog acaba, mas que ele vai se materializar em outras formas na internet e fora dela. Vale ficar de olho. Seja lá o que ele fizer, vai dizer muito sobre como será a próxima década.