Braga propõe a empresários investimento na floresta

O governador do Amazonas, Eduardo Braga, vai propor, na sexta-feira, 16, durante o IV Fórum de Governadores da Amazônia Legal, no Amapá, e posteriormente encaminhado pelos governadores ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva,
que os grandes empresários brasileiros que possuem passivo ambiental possam fazer compensação investindo nas áreas de floresta da Amazônia brasileira, de modo que o Brasil possa ter seu próprio mecanismo de compensação.

A sugestão de Braga foi dada na noite da quarta-feira, 14, durante reunião dos membros da Força Tarefa sobre REDD e Mudanças Climáticas e o Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas. O governador lembrou que tem cobrado posição internacional sobre o assunto e apontou a necessidade do Brasil ter a sua própria forma de compensação.

O encontro foi realizado para discutir sobre as negociações atuais e um novo posicionamento do Brasil nas negociações internacionais sobre o mecanismo de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD). O chefe do executivo amazonense destacou que há uma resolução do governo brasileiro que determina que o empresário do agronegócio que não tiver aprovado o seu plano de recomposição da reserva legal de sua propriedade até o dia 11 de dezembro terá restrições de créditos para 2010.

“E o país que tem a maior floresta do mundo não pode estar sujeito a ter uma pressão somente para prorrogar este prazo, mas precisa ter um mecanismo para que este empresário que tem o passivo ambiental possa, através de unidades de conservação ou terras indígenas, ou outro mecanismo envolvendo a floresta, ganhar o prazo que ele precisa para recompor sua reserva legal”.

Presente ao evento, o secretário executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, Luiz Pinguelli Rosa, e um dos principais xiliares do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, afirmou que vai levar a proposta do governador ao ministro. “É uma proposta interessante que foi bem defendida. Precisa ser avaliada”, afirmou.

A proposta brasileira para enfrentamento das mudanças climáticas e a inclusão das florestas no novo regime do clima será apresentada na Conferência da Organização das Nações Unidades (ONU) sobre Mudanças Climáticas, marcada para dezembro, em Copenhague (Dinamarca).

Agecom AM