Sindicato dos Comerciários lança Campanha Salarial 2010

O Sindicato dos Comerciários de Fortaleza lança oficialmente a Campanha Salarial 2010 no dia 19 de outubro, Dia do Comerciário. Contra a exploração e a intransigência patronal.

Banner Campanha Comerciários Fortaleza

A minuta de reivindicações foi criada a partir de um estudo feito pela diretoria da entidade e sua assessoria jurídica e, no dia 24 de setembro, foi aprovada em assembleia pela categoria e logo em seguida entregue aos patrões.

Mais uma vez chega o momento dos trabalhadores darem as mãos e lutarem por melhores condições de vida e de trabalho na Campanha Salarial. Sabe-se que os comerciários esperam o ano inteiro para as grandes vendas do final do ano, mas não se pode esquecer a exploração e o desrespeito aos quais os trabalhadores são submetidos nos outros onze meses do ano.

Só a consciência da luta de classe poderá gerar união e importantes conquistas para a categoria que é tão massacrada pelos patrões, na busca desenfreada por lucro em detrimento da vida dos trabalhadores.

É por entendermos que os trabalhadores merecem respeito, remuneração justa, alimentação, qualidade de vida e valorização, que acreditamos no poder da categoria no enfrentamento aos patrões. É por conhecermos a realidade do comércio de Fortaleza que queremos a divisão justa do bolo do lucro e da riqueza dos lojistas para com os trabalhadores.

Campanha Salarial 2010

Queremos a valorização do comerciário, do piso salarial e da alimentação!

Não existe crise no comércio. Remuneração justa e alimentação já para os comerciários!

Comerciário (a), o que você quer?

Salário justo?

– O salário mínimo vem passando por um importante processo de valorização no governo do Presidente Lula. Assim, o piso salarial dos comerciários está se aproximando do salário mínimo. Mais uma razão para os trabalhadores lutarem por um reajuste que contemple as necessidades da categoria.

Alimentação?

– Como é possível uma categoria que trabalha tantas horas em pé, sem descanso, que lida diretamente com o público e precisa estar bem físico e emocionalmente para atender os clientes e vender, não tem direito a algo tão fundamental como a alimentação? E como o trabalhador pode se calar diante deste absurdo? Os empresários querem redução de impostos para não haver diminuição nas vendas e se não forem atendidos, ameaçam os trabalhadores de demissão. Só visam o lucro e preocupam-se apenas com seus interesses. Portanto, companheiros (as), só teremos o vale alimentação se enfrentarmos os patrões e darmos as mãos na Campanha Salarial.

Matérias como: “Comércio projeta 13,6% de crescimento nas vendas” (O Povo 24/09/2009); “Comércio prevê Natal ´gordo” (Diário do Nordeste 21/09/2009); “Comércio criou 2,4 milhões de vagas em 4 anos” (Diário do Nordeste 24/06/2009); Oferta de emprego no varejo subiu 45,98%“ (Diário do Nordeste 26/06/2009); “Comércio ignora crise e cresce 17,74%” (O Povo 11/08/2009), são notícias todos os dias nos grandes jornais de circulação do Ceará. Todas estas matérias são fundamentadas através de pesquisas de órgãos como: Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-econômicos (Dieese), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada IPEA e, inclusive, o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio – IPDC/Fecomércio-CE.

Portanto, não há razão alguma e muito menos desculpas para os patrões não quererem negociar justamente com os comerciários na Campanha Salarial 2010. O discurso da crise e do desemprego não existe mais.

Vamos à luta, companheiros!

Fonte: Sindicato dos Comerciários de Fortaleza