Sem categoria

DEM preferia Aécio mas vai de Serra, até sem vice

Em pesquisa do jornal O Globo, com 60 dos 69 deputados e senadores do DEM no Congresso, o governador tucano Aécio Neves (MG) venceu seu correligionário José Serra (SP) por 33 a 22, como preferido para a eleição presidencial de 2010. "O Aécio teria mais condições de agregar. Serra não agregaria muitos políticos fora de nosso eixo", queixou-se o presidente do DEM, Rodrigo Maia (RJ). Mas uma maioria de 42 a 18 acha que vai dar Serra. E há divisão sobre entrar ou não na chapa.

O Globo fez o levantamento entre os dias 13 e 16 últimos e publicou o resultado no domingo (18). Foram ouvidos 48 dos 56 deputados e 12 dos 13 senadores da sigla. A simpatia de Aécio – ou, se quizerem, a antipatia de Serra – pesou consideravelmente no resultado a julgar pelo jornal carioca.

Entre os deputados consultados do DEM, Aécio venceu Serra por 27 a 17. Entre os senadores do DEM consultados, o governador mineiro também venceu, por seis a cinco.

Porém, mesmo preferindo Aécio, a maioria dos deputados e senadores acha que o PSDB terminará escolhendo Serra e que este teria mais chance de vencer, hoje. Na Câmara, 31 dos 48 deputados ouvidos disseram acreditar que Serra é o nome que disputará a eleição presidencial de 2010. No Senado, apenas um dos 12 consultados apostou nas chances do tucano mineiro.

A questão que mais dividiu os parlamentares do DEM foi sobre o vide na chapa oposicionista. A chapa puro-sangue, com um tucano para presidente e outro para vice (supostamente, Serra e Aécio), perdeu entre os deputados mas ganhou entre os senadores.

O resultado mostra um DEM acomodado com a posição de coadjuvante em uma chapa oposicionista onde o PSDB tem o comando. Ninguém mais recorda que logo após as eleições de 2006 o ex-PFL chegou a aprovar o lançamento de um nome próprio para a Presidência. Caso o PSDB abra a vice para seus aliados do DEM, o nome mais cotado conforme a pesquisa é o do líder do DEM no Senado, José Agripino Maia (RN).

Da redação, com O Globo