Sem categoria

Conselho Executivo do CMP se reune no Oriente Médio

O Comitê Executivo do Conselho Mundial da Paz (CMP) vai se reunir nos dias 23 a 25 de outubro, em Damasco, na Síria. A reunião será presidida pela Presidente do CMP, Socorro Gomes, do Brasil, e será a primeira reunião do Comitê Executivo após a bem sucedida Assembléia do CMP no ano passado em Caracas.

O elevado número de presenças – mais de 36 organizações já confirmaram a sua participação – é uma prova do fortalecimento do CMP e para a sua situação crucial no Oriente Médio, onde será realizada uma reunião da entidade pela primeira vez depois de mais de 20 anos.

"O Oriente Médio continua vivendo situação tensa e explosiva. Apesar das palavras conciliatórias do presidente dos Estados Unidos, ainda não foi dado nenhum sinal de que outra política será aplicada em relação ao Oriente Médio", justifica Socorro Gomes, presidente do CMP, sobre a escolha da Síria para sediar a reunião.

A reunião do Comitê Executivo do Conselho Mundial da Paz deverá rever e discutir a situação em várias partes do mundo relativamente à paz e à segurança, abaladas pelas guerras de ocupação, assim como as novas ameaças do imperialismo aos povos e nações. Socorro Gomes avalia que "a luta pela paz continuará tendo caráter estratégico no cenário internacional, o que torna necessário um CMP fortalecido, capaz de liderar uma ampla frente de contestação às políticas imperialistas, à guerra e às bases militares".

Durante a reunião do CE, o CMP realizará também um evento dedicado ao seu 60º aniversário e visitará locais históricos, políticos, incluindo as Colinas de Golã, que ainda estão ocupadas pelas tropas israelenses.

De São Paulo, Luana Bonoe, com assessoria de imprensa