João Ananias – Mais acesso à saúde e melhoria dos serviços

Os serviços especializados de saúde, mesmo com os inúmeros e grandes avanços do Sistema Único de Saúde, ainda estão concentrados nas capitais ou nas grandes cidades. Muitas vezes a população precisa sair da região onde mora para ter acesso a exames, consultas. Essa demanda maior do que a oferta de serviços compromete a assistência. Isso não é justo nem com a população nem com os trabalhadores da saúde.

Dificuldades de acesso podem agravar o quadro de saúde dos pacientes e complica o trabalho dos médicos. No Ceará, o Governo do Estado está fortalecendo a regionalização. Com a construção de 21 policlínicas, 16 Centros de Especialidades Odontológicas e dois hospitais regionais.

E isso não é plano, que somente os nossos netos e bisnetos verão no futuro. As construções já são realidade. Há 11 policlínicas sendo construídas em diferentes regiões. No total, 21, previstas para serem entregues à população até o fim de 2010.

Expandir e melhorar a assistência especializada à saúde no Interior sem a construção de hospitais era impossível. No Interior não existe nenhum hospital público estadual. Daí a decisão de construir dois grandes hospitais regionais. Um no Cariri, com 209 leitos, e outro em Sobral, com 269 leitos.

Na capital, os sete hospitais e outras unidades que integram a rede estadual da saúde, precisavam ser ampliados e reformados. Assim foi feito. O grande exemplo é o HGF. Antes da Unidade Régis Jucá, inaugurada há quatro meses, havia 61 leitos de UTI. Agora tem 118. O número de salas de cirurgia deu um salto de 11 para 21. Os equipamentos são modernos. O novo tomógrafo realiza um exame em 5 segundos.

Assim, o novo perfil que está sendo construído para a saúde pública no nosso Ceará nos anima a ficar cada vez mais firmes no enfrentamento dos desafios. Ainda temos mulheres morrendo de parto. O mosquito da dengue resiste e continua provocando mortes – 17 este ano no Ceará. A tuberculose ainda mata. Um grande desafio é promover saúde com recursos insuficientes. Nessa luta por mais investimentos para a saúde pública, não haverá trégua.

João Ananias é Médico, deputado Estadual do PCdoB e titular da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará.