Projeto amplia inserção de negros no mercado de trabalho

“Hoje, para mim, é um dia duplamente especial. Primeiro, porque é o meu aniversário e segundo pelo fato de eu estar participando desse projeto que, com certeza, vai garantir a minha aprovação no primeiro concurso publico que eu fizer ". As palavras de Simone Amazonas, 31 anos, expressam sua felicidade em ser uma das selecionadas para primeira turma do Projeto Integrado de Ação Afirmativa: Formação para Concurso Público e Qualificação Socioprofissional que, nesta segunda-feira (19/10).

Realizado pela Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – Setre, em parceria com a Uneb, com recursos do Fundo Estadual do Combate a Pobreza – Funcep, o Projeto Afirmativo é uma ação integrante da Agenda Bahia do Trabalho Decente, dentro dos eixos de promoção da igualdade e de serviço público. Um dos seus objetivos é possibilitar o acesso ao mercado de trabalho de maneira igualitária para um segmento da população que tem constantes perdas provocadas pela discriminação racial. “As dificuldades de inserção da população negra no mercado de trabalho, em especial no serviço público, começam logo no acesso. Por isso, pensamos em oferecer a esses jovens qualificação para que possam concorrer à uma vaga com as mesmas condições que os demais, principalmente nas vagas mais qualificadas”, declarou o secretário Nilton Vasconcelos.

Gente como Eli Dias, de 41 anos, que acredita que após participar do Projeto Afirmativo estará preparado para enfrentar qualquer prova e conquistar a sua estabilidade. “Não tenho palavras para definir a alegria de ter sido um dos aprovados neste curso. Há muito tempo, quero fazer um concurso, mas não tinha recursos para me preparar. Essa iniciativa do Governo do Estado é muito importante para todos nós,” afirma Eli, que será um dos alunos da turma da Escola Estadual Hamilton Lopes, na Calçada.

Direcionado para mulheres e homens negros, de baixa renda, concluintes do ensino médio, oriundos da rede pública de ensino, com idade a partir de 18 anos, o Projeto Afirmativo pretende qualificar gratuitamente essas pessoas para que possam disputar futuramente uma vaga nos concursos públicos. Serão apresentados conceitos de administração, direito constitucional, legislação, atualidades, matemática, língua portuguesa, além do planejamento de carreira, discutindo a geração de renda por meio de cooperativismo, associativismo e empreendedorismo. O projeto pretende abordar, ainda, questões relativas a gênero e raça.

O prazo para matrícula foi prorrogado para os dias 20 e 21 de outubro. Os candidatos devem se dirigir à Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), localizada na Avenida Jorge Amado, s/n Boca do Rio, Prédio do Museu de Ciência e Tecnologia, Salvador – Bahia, munidos da documentação relacionada no Edital de Seleção, que pode ser visualizado no endereço http://www.selecao.uneb.br/afirmativo.

Fonte: Ascom/Setre