Assessores parlamentares são capacitados para acessar Siafem
Mais de 20 assessores de deputados receberam instruções, durante toda esta segunda-feira, dia 26, sobre o acesso ao Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Municípios – Siafem.
Publicado 27/10/2009 09:53 | Editado 04/03/2020 17:22
O curso foi ministrado por técnicos da Secretaria da Fazenda (Sefaz) nas dependências da Escola de Gestão Fazendária – Egefaz -, localizada próximo ao Terminal Rodoviário de Palmas.
As informações foram necessárias desde o momento que o Governo Estadual liberou a senha do sistema para os deputados, em função da reivindicação dos próprios parlamentares. A senha foi liberada em 15 de setembro e o acesso ao sistema permite o acompanhamento das operações financeiras do Executivo Estadual.
Segundo o secretário-geral da Assembléia Legislativa, Donizeth Silva, que também participou do curso, o principal objetivo das informações é o de dar continuidade ao processo de transparência dos gastos públicos, defendido pelo Parlamento. “Os deputados são os verdadeiros responsáveis pela fiscalização dos recursos públicos, como representantes do povo, e, por isto, nada mais correto do que ter acesso ao programa”, declarou Donizeth.
O secretário salientou ainda que, com a liberação da senha e a formação dos assessores, é possível repassar à população os gastos do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário. “Esse acesso vai permitir um acompanhamento em tempo real de como está sendo executada toda a movimentação dos órgãos estaduais”, garantiu. (Elpídio Lopes)
Extraido do site www.al.to.gov.br