Praça da Juventude terá complexo esportivo

Desde o dia 3 de agosto, a população do conjunto Augusto Franco está com ares renovados depois do início da construção da Praça da Juventude. A obra é resultado de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) e o Ministério dos Esportes (ME), responsável pela idealização do projeto arquitetônico de padrão nacional, que também será implantado em outros municípios do país.

A obra está dividida em duas etapas, que compreendem o complexo esportivo, executado com recursos do Governo Federal e orçado em R$ 1.938.418,58, e a urbanização, feita com recursos da PMA, no valor R$ 618.134,03.

Os serviços devem ser concluídos em seis meses. "Em quase três meses, com metade do prazo transcorrido, a parte de urbanização da praça está quase concluída e as áreas pavimentadas bem adiantadas. Já foram construídos canteiros, mini-anfiteatro, parte da pista de caminhada, bancos e pergolados. Também tentamos preservar ao máximo as árvores existentes no local, somente foram retiradas aquelas que conflitavam com as áreas construídas", explica a arquiteta da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sheila Trope, responsável pelo projeto.

Nos quase 7.000 m² de área esportiva, haverá ginásio com banheiros e vestiários, campo para futebol society, espaço para a prática de vôlei de praia, pistas para atletismo com 400 metros de extensão, saltos e caminhada. Haverá ainda uma quadra poliesportiva coberta, cuja base estrutural já foi concluída, aguardando a estrutura metálica, que será montada no local. "A parte da obra que inclui pista para caminhada e quadra poliesportiva está demarcada com piquetes, e a base da edificação já foi iniciada", informa Sheila Trope.

No centro da praça, será construída uma sala de ginástica, além de área de convivência para a terceira idade, sala de reunião, quiosque para lazer e um local onde funcionará o setor administrativo. O espaço também vai ganhar estacionamento, parque infantil, pista para a prática de skate com obstáculos e um elaborado teatro de arena para as apresentações culturais. Todo o perímetro da praça terá cerca viva e será adequado para a locomoção de deficientes visuais, com a colocação de piso tátil. Para embelezar ainda mais a área, serão plantadas 14 novas árvores.

"Uma obra com esse caráter é de importância fundamental, exatamente por propiciar diversas atividades esportivas para a juventude da região, através de um complexo desportivo público, que vai absorver uma demanda considerável. A intenção é tirar o jovem da marginalidade, das drogas, além de trazer autoestima para a população da cidade. A gente acredita muito nesse projeto e espera que agrade a todos", coloca a arquiteta.