Sem categoria

Chuvas afetam 681 mil pessoas no Espírito Santo

As chuvas que atingem o Estado do Espírito Santo há uma semana fizeram com que as prefeituras de seis cidades capixabas decretassem situação de emergência. Um município decretou estado de calamidade pública. Os temporais já deixaram três pessoas mortas e obrigaram 7.611 a deixar suas casas. Ao menos 683 mil tiveram algum tipo de prejuízo.

A calamidade pública foi decretada em Santa Leopoldina (61 km de Vitória). O município chegou a ficar isolado neste domingo (1/11) devido à obstrução da estrada que faz a ligação com a vizinha Cariacica.

"Em menos de uma hora, a chuva inundou comércio, casas e ruas. A cidade ficou sem água, luz e comunicação", disse o prefeito Ronaldo Prudêncio (PDT).

Secretarias municipais, carros e ambulâncias ficaram submersos. Cerca de 300 moradores da comunidade Barra de Mangaraí ficaram isolados em uma escola municipal.

Em Cariacica, próxima a Vitória, foram enterrados nesta segunda-feira (2) os corpos do pai e de suas duas filhas vítimas do desabamento de uma encosta na madrugada de domingo. A outra filha, também atingida, continua internada no hospital.

Em Cariacica e Vila Velha, segundo a Defesa Civil, as prefeituras recomendaram que as pessoas adiassem a ida a cemitérios nesta segunda, Dia de Finados, devido ao alagamento nas estradas. Porém, como a chuva foi mais fraca hoje em todo o Estado, as visitas foram normais.

As enxurradas causaram bloqueios na BR-101 e nas rodovias ES-245 e ES-320. Para hoje, a previsão do Incaper (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural) é de chuvas isoladas.

O governo do Estado já reconheceu a emergência em João Neiva e Viana. Também fizeram o pedido os municípios de Ibiraçu, Vila Velha, Rio Bananal e São Domingos do Norte.

Com agências