Sem categoria

Software Livre: OpenOffice.org supera cem milhões de downloads

A Comunidade OpenOffice.org está comemorando cem milhões de downloads registrados para a versão mais recente do seu software, lançado há quase um ano. As comemorações serão realizadas na abertura da Conferência Anual da Comunidade, que este ano será em Orvieto, Itália, de 3 a 6 de novembro.

Cem milhões de pessoas clicaram no botão Download OpenOffice.org desde que a versão 3.0 do software foi anunciada há pouco mais de um ano. Com o lançamento da versão 3.1, liberada em maio deste ano, e uma versão 3.2 que já está nas mãos dos beta testers, líder mundial em software open-source, a suíte de produtividade de escritório continua a gerar entusiasmo entre os desenvolvedores e usuários finais. A champanhe já está sendo preparada para as celebrações na Conferência Anual da comunidade que acontece em novembro em Orvieto, Itália.

Italo Vignoli, porta-voz da conferência, explicou a importância do marco e do evento. "Estamos muito contentes de receber a comunidade OpenOffice.org que vem para a Itália em um momento tão memorável. Aqui na Itália temos visto 8 milhões de downloads da versão em italiano, nos 12 meses até outubro de 2009, contra menos de 7 milhões de novos PCs vendidos no mesmo período. Isto prova que a nossa quota de mercado no segmento de suítes de escritório para uso pessoal está crescendo e de forma constante. Usuários estão pedindo uma suíte de produtividade pessoal, e estamos dando a eles exatamente o que querem – sem tentar forçá-los a usar outros produtos que não precisam. Nossa conferência está aberta a qualquer pessoa interessada em OpenOffice.org – Por favor, venha e junte-se às celebrações ".

O que torna as estatísticas impressionantes é que os downloads são registrados apenas através do portal OpenOffice.org, um fato bem interessante, pois um grande número de usuários do Linux geralmente fazem a instalação do software de seu próprio distribuidor.

Além disso, muitos usuários adquirem o OpenOffice.org através de outros sites locais de download (espelhos), redes ponto a ponto (peer-to-peer), CDs ou outras mídias.

A Comunidade OpenOffice.org é uma rede global de voluntários e patrocinadores que procuram tornar o software disponível para instalação e uso para qualquer finalidade em praticamente todos os computadores em qualquer lugar, absolutamente, sem nenhum custo.

A suíte OpenOffice.org, possui código aberto e engloba em seu pacote de programas, processadores de texto, planilhas de cálculo, apresentações e banco de dados, comparando com os da concorrência, por exemplo, produtos da Microsoft Office, alguns diriam que é bem superior.

O OpenOffice.org dispensa compra de licença de uso, não tem taxa de renovação anual, e não há necessidade de comprar um 'upgrade' cada vez que uma nova versão sai. Sendo um produto imune a vírus, o software pode ser facilmente instalado, convenientemente para download e perfeitamente preparado para funcionar, capaz de ler e escrever para o produto da concorrência o Microsoft Word e Excel, mesmo se esses aplicativos não estiverem instalados, e apoiado por um rede mundial de suporte técnico, tudo sem nenhum custo.

A Comunidade OpenOffice.org é apoiada por vários patrocinadores de inúmeras empresas, incluindo a Sun Microsystems, o primeiro patrocinador, fundador e contribuidor. Todos os usuários satisfeitos são incentivados a participar nos trabalhos comunitários – como desenvolvedores, testadores, tradutores, diagramadores, autores, respondendo perguntas, ou simplesmente divulgadores do produto – com o objetivo primordial de fazer tudo funcionar melhor para todos.

Fonte: BrOffice.org