Hospital Gonzaquinha de Messejana recebe Vereadores

O Hospital Gonzaguinha de Messejana foi último equipamento que atende as demandas das mulheres visitado pela Frente Parlamentar dos Direitos da Mulher, da Criança e do Adolescente, da Câmara Municipal de Fortaleza. A visita ocorreu na manhã da última sexta-feira (30/10). Os diretores do hospital receberam os vereadores e mostraram as dependências do local, que é especializado em pré-natal e parto. Os médicos atendem ainda mulheres vítimas de violência doméstica e que contraíram o vírus HIV.

Visita Gonzaguinha de Messejana

O diretor geral do hospital, Eusébio Rocha, parabenizou os vereadores e declarou que está a frente de direções de hospitais há 14 anos e nunca tinha recebido parlamentares nas dependências. Eusébio disse que o Gonzaguinha de Messejana é um hospital com especialidade materna e infantil e é uma referência no tratamento de mulheres grávidas com HIV positivo. “Uma equipe especializada acompanha tanto o pré-natal, como o parto e o pós-parto dessas mulheres”, diz. As crianças ainda ficam até um ano sendo acompanhadas por infectologistas, pois não podem ser amamentadas pelas mães soro positivas.

O hospital conta com uma equipe de 120 médicos, seis mastologistas. Faz cerca de 500 partos por mês, em média cinco desses partos são de mulheres com HIV. Um número que, segundo a diretora de Apoio Técnico, Ineida Sales, aumentou bastante. Dentre os partos realizados, os diretores informaram que apenas 30% são cesarianas.

Mamógrafo

Quando perguntado pelo mamógrafo quebrado há dois anos e meio, Eusébio explicou que é uma verdade, mas que no dia 10/11 deste ano, será instalado o novo mamógrafo comprado depois de três licitações até conseguirem uma empresa para vender o equipamento. A boa notícia é que o mamógrafo quebrado está sendo consertado em uma firma especializada em Manaus e vai voltar para o hospital, que vai ficar com um equipamento reserva para emergências.

Segundo o diretor geral, mesmo com esse problema nenhuma mulher ficou sem atendimento, elas são encaminhadas para fazer a mamografia no Gonzaguinha do José Walter, mas o acompanhamento e o resultado do exame acontecem no de Messejana. “Elas só se deslocam para fazer o exame”, completa. Euzébio diz que não existe fila para marcar a mamografia e se for emergência, eles providenciam o exame para o mesmo dia. Por mês, são realizadas 1.300 mamografias e as cirurgias de mama são realizadas lá no hospital.

O hospital ainda investe no trabalho humanizado da relação dos funcionários com pacientes, tem uma equipe de terapeutas ocupacionais que fazem arte-terapia com as pacientes e possui uma brinquedoteca.

A presidente da Frente Parlamentar, Eliana Gomes(PCdoB) deixou a frente à disposição da direção do hospital para qualquer ajuda que necessitem e fez o convite para a audiência pública, que acontecerá na Câmara.

Com todas as visitas realizadas a Frente Parlamentar irá agora construir um relatório da situação dos equipamentos visitados para apresentar em audiência pública na Câmara, marcada para o dia 27 de novembro deste ano. Participaram da visita ao hospital a vereadora Eliana Gomes, o vereador Alípio Rodrigues e assessores dos vereadores Antônio Henrique e Eliane Novais.

Fonte: Assessoria de Imprensa da vereadora Eliana Gomes