Sem categoria

Rússia reitera necessidade de desnuclearizar a península coreana

A Rússia reiterou nesta terça-feira (3) a necessidade de desnuclearizar a península coreana para um acordo de bases sólidas nessa região, segundo declarou um porta-voz do Ministério das Relações Externas da Rússia em uma entrevista coletiva dada em Moscou.

A República Popular Democrática da Coreia (RPDC) é nossa vizinha e estamos interessados em cooperar com o seu desenvolvimento econômico, indicou.

Mesmo assim, o porta-voz ponunciou-se a favor do regresso de Pyongyang à mesa de negociações multilateral com outras cinco nações (Coreia do Sul, China, EUA, Japão e Rússia).

Nesse sentido, a parte russa estima que é pouco provável a aceitação por parte dos Estados Unidos da condição exigida pela RPDC para abandonar a prática de eliminar as relações entre os dois estados e passar a outra relação de boa vizinhança.

Por outro lado, considerou que no caso do conflito no Afeganistão, invadido pelos Estados Unidos em outubro de 2001, uma solução diplomática é mais factível, indo muito além do que fizeram as ações bélicas do Pacto Militar do Atlântico Norte, a Otan.

As tropas da Otan enfrentam uma resistência cada vez mais forte das formações guerrilheiras afegãs.

Para Moscou, naquele Estado, é necessário conquistar primeiro o coração das pessoas e saber se estão de acordo com as novas transformações de sua sociedade, introduzidas pelas forças estrangeiras de ocupação.

Entretanto, a fonte da Chancelaria russa indicou que a solução estava nos próprios afegãos, na capacidade do governo e da polícia do país de estabelecer um diálogo nacional.

Indo além no tema, a chancelaria indicou também que o Irã é seu vizinho e parceiro econômico, com quem coincide em muitos aspectos da temática internacional, e reiterou a necessidade de uma solução diplomática à questão que envolve o programa nuclear do Irã.

Fonte: Agência Prensa Latina