Sem categoria

Lula chega a Londres em visita na qual receberá prêmio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou nesta quarta-feira (4) a Londres em uma acirrada visita de dois dias na qual deve receber um prêmio, inaugurar um escritório financeiro e se reunir com o primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown.

O presidente receberá, durante uma cerimônia em sua homenagem, o prêmio do instituto de assuntos internacionais Chatham House, que anualmente reconhece a figura política que fez "a contribuição mais significativa à melhora das relações internacionais no ano anterior". Nesta edição, Lula é agraciado por sua contribuição à "estabilidade e integração na América Latina" e seu "papel na resolução de crises regionais".

Lula chegou às 7h30 de Brasília ao hotel Dorchester, em Londres, onde era esperado pela imprensa credenciada, mas o presidente decidiu não fazer declarações porque, segundo ele, em tom de piada, estava cansado.

O presidente deve receber esta tarde no hotel o presidente da siderúrgica Arcelor Mittal, Lakshmi Mittal, e o presidente do grupo produtor de alumínio Alcoa, Franklin Feder.

Segundo a agenda oficial, à tarde inaugurará o escritório em Londres do BNDES, que busca consolidar a presença brasileira na capital britânica através da relação direta com os potenciais investidores.

Às 17h45 de Brasília, Lula se reunirá em Downing Street com Gordon Brown, em uma visita na qual os dois devem assinar um memorando de cooperação para que a experiência de organização e de segurança dos Jogos Olímpicos de 2012 seja transmitida ao Rio de Janeiro, que é a sede olímpica de 2016.

No encontro com Brown, Lula abordará também assuntos como o da mudança climática, diante da próxima cúpula de Copenhague, e a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas, disseram fontes oficiais do Governo brasileiro.

Na quinta-feira, Lula participará de um seminário do jornal britânico Financial Times sobre as oportunidades de investimento no Brasil, e depois será recebido pela rainha Elizabeth II da Inglaterra.

Fonte: Terra