Messias Pontes – Sem bandeira, oposição virou biruta (III)

A birutice da oposição parece ter extrapolado o limite da maluquice no último domingo, quando o Coisa Ruim propôs, em artigo no jornal O Globo, que durante a campanha eleitoral de 2010 sejam comparadas as políticas do seu desgoverno com as do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. É tudo o que o demotucanato não quer e tudo o que Lula quer.

O comunista arrependido, Roberto Freire, também conhecido como bibelô da burguesia, está amalucado, pois advoga o afastamento total do Coisa Ruim da campanha do governador paulista José Serra à presidência da República. Ele acredita que o governador tucano será o candidato da direita.

Ao invés de se recolher à sua insignificância, já que entrou para história pela lata do lixo como o presidente mais impopular da história brasileira, conforme constataram todos os institutos de pesquisa, o Coisa Ruim – que deveria estar fazendo companhia ao seu xará Beira-Mar – ataca o presidente Lula, justamente o mais popular de toda a República.

O Cientista Bautista Vidal tem razão quando enfatiza que “O FHC é o maior traidor da pátria”. Se formos elencar aqui todos os atos de traição nacional do Coisa Ruim, este espaço seria pequeno. Mas vamos lembrar só a última do defensor do “Dependência ou Morte” em entrevista à edição da IstoÉ Dinheiro desta semana (04.11.2009) ao comentar sobre a proposta do presidente Lula para a Companhia Vale do Rio Doce fabricar aço e fazer siderúrgicas para tender à demanda brasileira: “Mas por que a companhia deve competir com seus próprios clientes?”. Não é sem razão que o general Felicíssimo Cardoso, tio do Coisa Ruim, afirmou que “Esse meu sobrinho não merece confiança”.

Verdadeiro poço de vaidades, ele não se conforma com a rejeição e o ostracismo a que foi relegado, e principalmente com o sucesso do seu sucessor, tanto interna como externamente. Amanhã, Lula estará em Londres recebendo mais um prêmio internacional, o quarto somente este ano, justamente por ter adotado uma política diametralmente oposta à do maior entreguista de todos os tempos. Esse prêmio é pelo reconhecimento do combate à pobreza, às políticas sociais e, principalmente, pela política externa. Ele é hoje um dos homens mais influentes do planeta. O presidente Lula tem tudo para estar super feliz com tudo isso.

Outra birutice extremada da oposição é remar contra a corrente, sonhando com golpes de estado na América Latina, notadamente no Brasil. Enquanto apóia o golpe de Estado em Honduras e vibrara com a possibilidade do terceiro mandato do narcotraficante Álvaro Uribe, na Colômbia, tenta impedir o ingresso da Venezuela no Mercosul.

Derrotada três vezes na semana passada na Comissão de Relações Exteriores, a oposição demotucana tenta agora protelar a votação no plenário do Senado, marcada para hoje. Todo o empresariado brasileiro e venezuelano e até mesmo os ferrenhos opositores do presidente Hugo Chávez defendem o ingresso do vizinho país no Mercosul. Só falta agora o congresso paraguaio aprovar, o que deve acontecer em breve. Mas o senador tucano Tasso Jereissati, que deu parecer contrário ao ingresso da Venezuela, na maior birutice afirma que “O Mercosul está muito próximo da implosão”.

A tática da biruta oposição é obstruir a pauta do plenário. Viúva da ditadura militar, o caloteiro líder do DEMO, José Agripino Maia (deve milhões ao BNB e não paga) diz que “a votação não deve acontecer até que a Venezuela se comprometa com algumas ressalvas – entre elas aceitar uma apuração da OEA sobre acusações de violações de direitos humanos”. Logo ele que apoiou as torturas mais cruéis dos militares golpistas brasileiros durante os 21 longos anos de uma das maiores tragédias vividas pelo nosso povo!?

Uma pancada no fígado que deixou a oposição de direita (PSDB,DEMO, PPS e a grande mídia conservadora, venal e golpista) mais biruta ainda foi a divulgação semana passada dos dados da Fundação Getúlio Vargas dando conta de que em outubro a capacidade de produção da indústria brasileira subiu pelo oitavo mês consecutivo. O índice chegou a 82,9%, acima da média dos últimos dez anos.

No início da crise global do capitalismo, com epicentro nos Estados Unidos, o presidente Lula afirmou que lá fora a crise era um tsunami, mas aqui seria apenas uma marolinha. Isto foi o suficiente para o demotucanato e sua mídia conservadora, venal e golpista fazerem o maior carnaval, afirmando que Lula era irresponsável. A torcida dessa gente era que o Brasil fosse para o fundo do poço como foi três vezes no desgoverno do Coisa Ruim.

Porém contrariando o desejo do demotucanato, deixando-o mais biruta ainda, os indicadores da indústria também mudaram a previsão do PIB brasileiro, que era de 4,5%, agora as estimativas dos economistas apontam para um crescimento acima dos 5%.

E o que dirão agora os agourentos birutas depois que a Polícia Federal divulgou, na semana passada, que os únicos responsáveis pelo acidente com o voo 3054 da TAM, a maior tragédia da aviação brasileira, que matou 199 pessoas em julho de 1977, foram os pilotos Kleiber Lima e Henrique Stefanini? O relatório da PF é peremptório: “o acidente não teria acontecido se não tivessem os manetes sido operados de forma incorreta”.

No mesmo instante daquele fatídico dia toda a oposição de direita, uníssona, afirmava que o governo do presidente Lula era o único responsável. Uma colonista que serve à famiglia Marinho chegou a chamar o presidente Lula de criminoso. Os jornalistas amestrados da Rede Globo, que entendem de aviação tanto quanto eu entendo de medicina, afirmavam que a falta de ranhura na pista foi a responsável por aquela tragédia, e que a pista só foi liberada por irresponsabilidade do governo.

Os líderes dos partidos da base de apoio ao presidente Lula estão na obrigação de cobrar dos birutas no mínimo uma autocrítica. Todos esses fatos devem ser lembrados, pois não será a oposição de direita e muito menos a sua mídia conservadora, venal e golpista que vão dizer a verdade.

Sem bandeira, sem programa, sem credibilidade e sem rumo, a oposição está cada vez mais uma verdadeira biruta.

Messias Pontes é jornalista e colaborador do Vermelho/CE