Artistas do Cariri querem criar cooperativa

No âmbito das comemorações da Semana da Cultura, aberta ontem, será realizada, a partir de hoje, no Teatro Rachel de Queiroz, a peça teatral "A Guerrilha do Ato Dramático Caririense" e a entrega do Troféu Juscelino Leal Lobo Júnior. O evento, segundo o dramaturgo Cacá Araújo, tem profundo significado para as artes cênicas na região, como fruto da resistência da produção das companhias locais.

Partindo dessa análise, o evento, de acordo com o dramaturgo, pretende também ser foco gerador de uma futura cooperativa, importante salto na organização de profissionais e amadores. Cacá acrescenta que "o projeto é uma tática revolucionária de combate e resistência a partir de pequenos focos, com o fim de unir grandes massas em defesa de uma causa libertária comum". Segundo ele, "majestosa causa é a arte".

Os "guerrilheiros" objetivam alertar para a afirmação e defesa da cultura nacional tendo como centro prioritário a expressão da diversidade e pluralidade de cada região, sem desconsiderar a universalidade de todos os gestos humanos, nem se fechar ao intercâmbio com outras regiões, povos e nações.

"A Guerrilha do Ato Dramático Caririense" é uma iniciativa da Sociedade Cariri das Artes, Cia. Cearense de Teatro Brincante e Sociedade de Cultura Artística do Crato, Pontos de Cultura do Brasil, em parceria com grupos e companhias teatrais em atividade na região do Cariri, apoiados pelos governos municipal, do Estado e Federal, e se caracteriza pela gestão cooperativada e pelo caráter expositivo da produção cênica caririense em suas variadas tendências.

Na opinião da veterana atriz, Orleyna Moura, em suas mais de três décadas de atuação no teatro, nenhum acontecimento se compara à grandiosidade da "Guerrilha…", seja pelo envolvimento dos artistas ou mesmo pela oportunidade de se conquistar um maior nível de organização da classe em busca de conquista de espaço e reconhecimento. Foi, portanto, pensado a partir do debate com atores, diretores, dramaturgos e produtores, como forma de valorizar a produção dramatúrgica, a encenação e a realização de espetáculos na região.

Orleyna avalia que sua concretização contribuirá para o fortalecimento e consolidação de ações conjuntas de afirmação da arte e da cultura na região. Também criará oportunidades de crescimento profissional, geração de renda e difusão dos símbolos culturais que identificam o povo e sua história.

Homenagem

O Troféu Juscelino Lobo Júnior é uma homenagem a Juscelino Leal Lobo Júnior, nascido em 26 de janeiro de 1981 e falecido em 2 de outubro de 2007.

Ele foi membro fundador da Sociedade Cariri das Artes, amante do folclore e das manifestações cênicas. Também foi integrante do Coral da Sociedade de Cultura Artística do Crato e do Coral Canta Família, com vasto currículo profissional.

Opinião

"O projeto pretende ser foco gerador de uma futura cooperativa de artistas da região do Cariri"
Cacá Araújo – Professor e dramaturgo

Fonte: Diário do Nordeste