Piauí e Ceará assinam carta de apoio conjunto ao Maranhão

Os governadores do Piauí, Wellington Dias, e do Ceará, Cid Gomes, assinaram uma carta conjunta de apoio às reivindicações de inclusão dos interesses do Estado do Maranhão que possibilitarão sua permanência no Plano de Desenvolvimento Sustentável da Região Turística do Meio-Norte, assim como a consolidação do Consórcio Público do Norte dos Estados do Piauí, Ceará e Maranhão.

A governadora Roseana Sarney não participou do Encontro dos Governadores do Nordeste nesta sexta-feira, 06, em Fortaleza, e nem enviou representante. A reunião paralela que deveria acontecer entre os três estados, com a presença do coordenador do GTI Meio Norte, responsável pela elaboração do Plano de Desenvolvimento, Júlio Miragaya, não aconteceu.

O documento assinado pelos dois governadores também apóia as reivindicações para a implantação de um aeroporto internacional em Barreirinhas, a conclusão da pavimentação da BR 402, no Maranhão; a inclusão das regiões do Baixo Munim e do Baixo Itapecuru, assim como as demais ações discutidas e aprovadas nas Assembléias Legislativas dos três estados e referenciadas em audiências públicas.

O Consórcio da Rota das Emoções é o primeiro consórcio público de desenvolvimento turístico do Brasil e visa dotar a região dos três estados (que compreende mais de 77 municípios) de infraestrutura para o desenvolvimento regional, com ênfase no turimo, articulando ações federativas.