Sem categoria

UE pede retomada de diálogo entre Zelaya e Micheletti

A União Europeia (UE) pediu a retomada do diálogo entre o presidente deposto de Honduras Manuel Zelaya e o líder do governo de fato Roberto Micheletti, após o fracasso do acordo que havia sido concluído para resolver a crise política que se instalou no país.

A presidência sueca da UE expressou em um comunicado "sua preocupação com a interrupção da aplicação do acordo de Tegucigalpa/San José", negociado pelas duas partes.

Na sexta-feira, dez minutos antes da hora limite fixada no acordo para formar um governo de união nacional, Micheletti anunciou um novo executivo do qual não fazia parte nenhum representante de Zelaya.

No mesmo comunicado, a UE pede "às duas partes que retornem ao diálogo para reestablecer a ordem democrática e constitucional". Por fim, a nota indica que a UE "dá também seu pleno apoio aos esforços da comissão de verificação prevista pelo acordo, assim como à OEA (Organização dos Estados Americanos) e aos Estados Unidos para facilitar o diálogo".

Pedido de intervenção da OEA

Manuel Zelaya rejeitou qualquer possibilidade de retomar o diálogo com o regime interino e pediu a intervenção da Organização dos Estados Americanos (OEA). Na sexta-feira (6), Zelaya declarou fracassado o Acordo Tegucigalpa-San José.

“O diálogo segue rompido. O acordo já não tem valor ou efeito pelo descumprimento de Micheletti [Roberto Micheletti, presidente interino], desde que Zelaya foi destituído em 28 de junho”, afirmou hoje o porta-voz e assessor político do líder derrubado, Rasel Tomei.

Fonte: AFP com G1