Sem categoria

Aécio diz que "não existe possibilidade" de chapa com Serra

O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), disse nesta segunda-feira (9), em São Paulo, durante um debate promovido por um grupo de empresários que não tem obsessão em disputar a Presidência da República. O tucano também afirmou que "não existe possibilidade nenhuma" de formar chapa com o governador paulista e companheiro de partido José Serra para as eleições de 2010.

"Tenho responsabilidade com o meu Estado e com o meu País. Nosso partido tem um privilégio. Temos pessoas capacitadas para a disputa do ano que vem, como o Alckmin, que já teve sua oportunidade, e o governador de São Paulo, José Serra. Assim que o nome for definido, terei disposição para apoiá-lo", disse.

Perguntado se poderia ser vice de José Serra em uma chapa "pura" do PSDB, Aécio foi direto. "Não existe possibilidade nenhuma de eu ser candidato a vice-presidente", afirmou. Caso nome de Serra seja o escolhido, o governador mineiro disse pretende trabalhar na campanha em seu Estado e disputar uma vaga no Senado.

"Vencer a armadilha da eleição plebiscitária"

Com um forte discurso eleitoral, o governador criticou a estratégia governista de transformar a eleição presidencial de 2010 em um plebiscito do governo Lula. "O embate está lançado, e a oposição deve invertê-lo já, em resposta à armadilha da eleição plebiscitária", disse o tucano.

Para ele, o desafio do próximo presidente será no campo da gestão política, e não a econômica. O mineiro defende a necessidade de o próximo governo ser flexível no Legislativo a fim de evitar a "verticalização e o imobilismo".

Ele também criticou a utilização dos mecanismos do Estado pelo governo do presidente Lula para eleger seu sucessor. "A oposição sabe que não vai enfrentar um partido nem um candidato. Mas sim, um partido que se acha dono do Estado", disse o governador, esquecendo-se por alguns momentos, de que ele próprio é acusado de ser um dos governadores que mais usam a máquina estatal em benefício de seus projetos políticos pessoais e de seus aliados.

Fonte: Terra