Chapa composta pela UJS vence eleição do DCE da UERJ
Os estudantes da UERJ elegeram a nova gestão do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da universidade. A Chapa 1 – Por Um Novo Enredo –, formada pela UJS, PT, PDT, PSB e independentes, conquistou a vitória com exatamente 50% dos votos.
Publicado 09/11/2009 19:03 | Editado 04/03/2020 17:04
Em segundo lugar ficou a Chapa 2 – De que lado você samba? –, formada por PSOL e PSTU e que até então dirigia o DCE, com 43% dos votos, e em terceiro lugar a Chapa 3 – Morpheus – com 5% dos votos. Brancos e nulos somaram 2% dos votos. A eleição ocorreu nos dias 3, 4 e 5 de novembro.
Segundo a estudante de pedagogia Anna Clara Conte, a vitória da Chapa 1 “significa trazer o DCE da UERJ de volta para a luta em defesa dos estudantes”. Anna Clara, que será diretora do DCE nessa nova gestão, também lembrou que “a UERJ tem passado por muitas dificuldades financeiras e administrativas e precisa de um DCE forte para garantir que a universidade volte a ser o maior centro de excelência de ensino superior do estado”.
A eleição teve um dos maiores quoruns dos últimos anos. Foram 6.294 estudantes que votaram para eleger a nova gestão do DCE. Quórum alto que comprova a demanda dos estudantes por mudanças na universidade que tem sido sucateada já há algum tempo.
Umas das propostas consensuais apresentadas por todas as chapas era a cobrança para que o governo do Rio respeite a Constituição Estadual que obriga o Estado a repassar 6% de seu orçamento para a UERJ. Hoje, cerca de 3% dos recursos são repassados.
Para Thiago Machado, estudante de economia e um dos coordenadores da chapa vencedora, “o DCE não descansará enquanto essa vitória não for conquistada. Levaremos os estudantes para as ruas em parceria com a UEE-RJ e a UNE para conquistar os recursos necessários para nossa universidade. Também elaboraremos um projeto de reestruturação da universidade para ser entregue ao reitor”.
Aliás, a parceria entre o DCE da UERJ e a rede do movimento estudantil, formada pela União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro (UEE-RJ) e pela União Nacional dos Estudantes (UNE) não ficará restrita a luta pelo orçamento da UERJ. Segundo a estudante de engenharia Karen Mello, “o DCE da UERJ irá se aproximar de todas as lutas da UEE-RJ e da UNE sendo a primeira delas a conquista da Meia Passagem para os estudantes universitários do Rio de Janeiro”.
Outra proposta vencedora da chapa 1 foi a majoritairedade na composição da direção do DCE. Foram 3207 votos contra 2422 da proporcionalidade, defendido pela chapa 2. A UJS também foi vitoriosa na eleição para o Conselho Universitário: a camarada Karen Mello será uma das representantes dos estudantes da universidade.
Resultado final:
Votação geral: 6294
Chapa 1: 3147; Novo Enredo
Chapa 2: 2734; De que lado você samba?
Chapa 3: 296; Morpheus
Brancos: 48
Nulos: 69
Plebiscito:
Majoritariedade: 3207
Proporcionalidade: 2422
Brancos: 589
Nulo: 75
Total: 6293