Elias Jabbour debate os BRICS na PUC do Rio

Nos dias 10, 11 e 12, a PUC-Rio promoverá a VI Semana de Relações Internacionais, onde abordará temas como a revolução iraniana, os 20 anos da queda do muro de Berlim e os países em desenvolvimento. Um dos palestrantes será o camarada Elias Jabbour, na quinta-feira (dia 12). Veja a programação completa.

Programação

Terça (10/11) – das 14h às 17h

Mesa Redonda:
“Os 30 anos da Revolução Iraniana e a influência da Religião nas Relações Internacionais”. Convidados: Nizar Messari (PUC-Rio) e Márcio Scalércio (PUC-Rio)

Quarta (11/11) – das 14h às 17h

Mesa Redonda: “Queda do Muro: 20 anos depois”. Convidados: Prof. Kai Kenkel (PUC-Rio), Prof. Dr. Thomas Heye (UFF), Christian Burgsmueller (Comissão Européia no Brasil) e Dr. Peter Fischer-Bollin (Fundação Konrad Adenauer)

Quinta (12/11) – das 14h às 17h

Mesa Redonda: “BRICS na Política Mundial”. Convidados: Paulo Ferracioli (PUC-Rio), Elias Jabbour (Instituto Brasileiro de Estudos da China, Ásia e Pacífico) e Fabiano Mielniczuk (PUC-Rio)

Na parte da manhã, de 9h às 11h, também haverá debates e apresentações na VI Semana de Relações Internacionais. Veja abaixo:

Terça (10/11)

Tema: Gênero e Guerra: as mulheres e a desmilitarização. Facilitador: Sarah de Roure (Sempre Viva Organização Feminista).

Tema: A renegociação do Tratado de Itaipu e suas implicações. Facilitadores: Alessandro Biazzi (PACS – Políticas Alternativas para o Cone Sul) e Guilherme Cardoso (Globo News).

Quarta (11/11)

Tema: Os dez anos da Batalha de Seattle. Facilitador: Fátima Mello (Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional).

Quinta (12/11)

Tema: O impacto do Pré-Sal na inserção internacional do Brasil. Facilitadores: Pedro Paulo L. de Matos (Petrobrás) e Anisvaldo Daltro (Petrobrás.).

Tema: O pensamento Cinemático no Mundo Contemporâneo. Facilitador: Carlos Frederico Gama (PUC-Rio)

VI Semana de Relações Internacionais
Data: 10, 11 e 12 de novembro de 2009
Hora: 9h às 17h
Local: Auditório da Pastoral, Campus da PUC-Rio, Gávea
Realização: Centro Acadêmico de Relações Internacionais (CARI) e Instituto de Relações Internacionais (IRI/PUC-Rio)
Inscrição: [email protected]