Sem categoria

Esquerda Unitária Europeia condena acordo com Israel

Deputados do Grupo da Esquerda Unitária Europeia, Esquerda Verde Nórdica (GUE/NGL) protestaram junto da Presidência do Conselho e da Comissão Europeia relativamente à assinatura, em 4 de novembro, de um acordo comercial entre a União Europeia e Israel.

Numa declaração conjunta proposta por iniciativa dos deputados do Partido Comunista Português, um conjunto de parlamentares denuncia o conteúdo do acordo, que visa a liberalização do comércio de "produtos agrícolas, produtos agrícolas transformados da pesca e produtos piscatórios" e "agrava a atual crise econômica e social", considerando especialmente grave o fato de ser firmado com "um país que viola os mais básicos direitos do povo palestino".

Os deputados recordam que Israel não respeita "as obrigações acordadas no 'mapa do caminho', mantendo Gaza sob um cerco, construindo mais assentamentos, continuando a construção do Muro e a expulsão de palestinos de Jerusalém. A escalada das violações dos direitos humanos, tal como das violações das leis humanitários internacionais, tem aumentado durante os últimos quatro anos".

Por outro lado, salientam, "a assinatura deste acordo envolverá o comércio de produtos originários dos assentamentos israelitas nos territórios palestinos", o que "constitui uma violação do Direito Internacional e dos direitos humanos".

O documento, que foi subscrito por 17 deputados de dez países, expressa "total solidariedade com o povo palestino", exige "o cumprimento das resoluções da ONU por parte de Israel e o fim da política de apartheid" e defende "o direito dos palestinos de construírem um Estado livre, independente e soberano".

Fonte: Avante!