Lula Morais destaca regulamentação de capitalização da Petrobras

Em plenário, o deputado Lula Morais (PCdoB) destacou o projeto de lei em tramitação na Comissão Especial do Congresso Nacional, encarregada de analisar a capitalização da Petrobras. A proposta estabelece o marco regulatório da exploração do petróleo da camada do pré-sal. Conforme o parlamentar, alguns deputados federais são contra a matéria.

Para Lula, “votar contra é votar contra o Brasil, pois esses projetos vão fortalecer ainda mais a economia e o desenvolvimento do País”, pontuou lembrando o que aconteceu com as privatizações. Segundo ele, empresas como a Coelce, passaram por vários donos, e hoje, obtêm lucros abusivos.

Segundo o comunista, a oposição quer incluir no projeto a permissão de uso do dinheiro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para a compra de ações que a Petrobras emitirá quando a capitalização for autorizada. “A Petrobras passará a ser capitalizada com recursos da União”, informou Lula frisando que hoje ela é a maior empresa da América Latina, avaliada em US$ 207,9 bilhões.

Lula Morais ressaltou que com as descobertas na camada do pré-sal, o Brasil terá uma produção diária de 3,1 milhões de barris, ficando à frente de países como Emirados Árabes, Kuait e Iraque, que são membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), cartel responsável por cerca de 40% do produto consumido no mundo, como indica o estudo realizado pela Agência Internacional de Energia (AIE).

De acordo com o parlamentar, este ano, a empresa vai investir U$ 28 bilhões. E em 2015, será o sexto maior produtor mundial de petróleo. “Portanto, seria inconcebível pensar no Brasil sem a Petrobras”, frisou.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação da AL