Municípios piauienses passam por revisão territorial
A revisão tem o objetivo de regulamentar os limites dos municípios em questão, facilitando até mesmo a divisão de recursos.
Publicado 16/11/2009 10:10 | Editado 04/03/2020 17:01
Todos os prefeitos destes municípios foram convocados para a reunião pela CETE – Comissão de Estudos Territoriais do Piauí
“Todos esses municípios limitam-se com municípios que possuem novas leis de revisão de seus municípios”, esclarece Paulo Martins. Segundo ele, a indefinição dos limites territoriais tem gerado muitos problemas administrativos e sociais, tanto para as administrações municipais, quanto para a população que mora nessas áreas. Muita gente mora em um município, mas se sente natural do município vizinho ou seus filhos frequentam escola de outra municipalidade. Muitos municípios aplicam parte de seus recursos em municípios vizinhos porque a divisão territorial existe de fato, mas não foi oficializada ou reconhecida.
A reunião para analisar a situação destes 14 municípios acontece na sala das Comissões Técnicas, localizada no térreo do prédio anexo da Assembleia Legislativa. A CETE vem analisando casos da maioria dos municípios piauienses desde 2007 e é composta por representantes do Poder Legislativo, do IBGE, do CREA e do Governo do Estado, através da Fundação CEPRO.