Toma posse nova direção do Coren-RJ

No dia 12, tomou posse o novo presidente do Coren (Conselho Regional de Enfermagem), Pedro de Jesus,– que é membro do Comitê Municipal do PCdoB-Rio. Na ocasião, ele informou que pretende lançar, ainda este ano, o edital para a realização de concurso público, visando o preenchimento de vagas no Conselho.

Ele destacou o momento de união pelo qual atravessa a categoria e pregou a conciliação entre as entidades de classe, de forma a garantir o resgate da credibilidade e o pleno exercício da profissão. O presidente do Cofen, Manoel Carlos Neri, garantiu que dará total apoio ao novo colegiado do Coren fluminense. Ele reafirmou seu compromisso de lutar pela realização de eleições limpas em meados de 2011 em todo o sistema Cofen/Corens.

Pedro de Jesus anunciou que irá trabalhar para mudar a sede administrativa da autarquia. Disse ainda que pretende promover, juntamente com os demais 41 integrantes do Pleno da entidade, uma administração voltada para a defesa dos interesses dos titulares. “A unidade das entidades é que garantirá o sucesso da nossa gestão”, salientou o dirigente, que deixou a presidência do Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro (SindEnf) para assumir o Coren até 31 de dezembro de 2011.

A ex-presidente da Junta Interventora do Coren, Rejane de Almeida, fez um discurso emocionado. Ela elencou algumas das dificuldades encontradas na autarquia quando da chegada do grupo, em maio do ano passado. Rejane ocupará o cargo de vice-presidente do Coren fluminense. Ela lembrou algumas das medidas que a Junta Interventora teve de adotar no ano passado para garantir o funcionamento da autarquia. Citou as dificuldades encontradas, como a inexistência de contratos de prestação de serviços, o desaparecimento de documentos e até de softwares considerados vitais ao funcionamento do sistema de informática da entidade. Por fim, agradeceu o apoio do presidente do Cofen, Manoel Neri, a quem fez questão de elogiar publicamente. "Uma pessoa que aprendi a admirar. Um homem de fibra", resumiu.

Manoel Neri avaliou a transição no Coren do Rio de Janeiro como um marco na história da enfermagem fluminense. "A designação desse novo Pleno garante a volta da institucionalidade ao Regional e o fim da intervenção, para que este grupo conclua o mandato até as eleições em 2011", explicou o dirigente, que se constituiu num dos maiores entusiastas da redemocratização do Regional fluminense.

A cerimônia de posse do novo Pleno do COREN foi bastante concorrida. Além das lideranças ligadas à enfermagem, estiveram presentes, o deputado federal Edmilson Valentim (PCdoB/RJ); a presidente regional do PCdoB, Ana Rocha; e ainda a deputada estadual Inês Pandeló (PT), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

Informações do Coren-RJ