Bergson Gurjão será homenageado em Campeonato de Basquete Master

Entre os dias 20 e 28 de novembro, a capital cearense será sede do Campeonato Brasileiro de Basquetebol Master

Campeonato Master de Basquete

A 25ª edição do Campeonato Brasileiro de Basquetebol Master acontece, este ano, em Fortaleza. A cidade vai receber cerca de 1.000 atletas, de 26 federações de todo o Brasil. Serão 270 jogos, em nove ginásios nas categorias de 35 a 70 anos, masculino e feminino. A solenidade de abertura da competição acontecerá às 18h do dia 21, no Ginásio Paulo Sarasate.

O evento é uma realização da Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza (Secel), em parceria com a Associação de Veteranos de Basquetebol do Ceará (Avab-CE), Federação Brasileira de Basquetebol Master e a Secretaria de Esportes do Estado do Ceará (Sesporte).

Após a abertura, acontece a partida entre os times All Star 1 e 2, formados por ex-membros da seleção brasileira de basquete. Os veteranos Marquinhos, Paulista, Pipoca, Alexei, Luizão, Gerson, Nilo, Joice e Janete já são presença confirmada. O campeonato contará ainda com a participação de outros grandes atletas da história do basquete nacional, representando os seus estados durante o campeonato.

Segundo os organizadores, a competição tem como objetivo contribuir para o bem-estar físico e mental dos praticantes de basquete e estimular o congraçamento entre os atletas, abrindo espaços junto ao grande público para pessoas que, em virtude da idade, teriam poucas oportunidades de exibir seu talento no âmbito esportivo. Os jogos acontecem no Ginásio Paulo Sarasate, Unifor, Colégio Irmã Maria Montenegro, Faculdade Marista, Sesc, Náutico, Círculo Militar e Colégio Santa Cecília.

 Bergson Gurjão Farias será homenageado

Um dos destaques do XXV Campeonato Brasileiro de Basquetebol Master será a homenagem a Bergson Gurjão Farias, estudante de Química da Universidade Federal do Ceará e militante do PCdoB, morto pela Ditadura Militar nos anos 70. Bergson teve os seus restos mortais identificados em julho deste ano e foi postumamente anistiado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos.

O que pouca gente sabe é que Bergson, de elevada estatura não apenas moral, mas também física, foi um exímio jogador de basquete. Ele jogou pelo Náutico, equipe onde conquistou muitas medalhas durante a sua juventude, e foi membro da seleção cearense de basquete. 

Não fossem aqueles tempos de exceção, em que alguns bravos guerrilheiros tiveram de lutar pela liberdade política do nosso povo, talvez hoje a homenagem não fosse para o Bergson mártir, o primeiro a tombar nas selvas do Araguaia, mas para o Bergson herói do esporte, célebre por defender as cores da nossa bandeira em outros campos de batalha.

Serviço

Abertura do XXV Campeonato Brasileiro de Basquetebol Master

Local: Ginásio Paulo Sarasate
Data: 21 de novembro (sábado)
Horário: 18h

Fonte: Blog do Professor Evaldo