Definida programação da Conferência de Comunicação do Ceará

Divulgada a programação da Conferência Estadual de Comunicação que acontece de 20 a 22 próximos, no Ponta Mar Hotel em Fortaleza. As inscrições continuam abertas pela internet e poderão ser feitas até sexta feira, dia 20.

Depois de uma longa reunião a Comissão Organizadora da I Conferência Estadual de Comunicação do Ceará anunciou a programação dp evento, que acontecerá entre os dias 20 e 22 próximos, no Ponta Mar Hotel, em Fortaleza. A mesmo reunião aprovou o regimento interno e decidiu estender as inscrições pela internet (inscreva-se no link abaixo) até o meio dia de sexta feira, dia 20. Já as inscrições presenciais irão até a manhã do dia 21, sábado.

A expectativa é de que a COMECON/CE reunirá pelo menos 500 participantes, sendo pelo menos 200 oriundos das quatro Conferências Regionais que aconteceram nas regiões Norte/Sobral, Sertão Central/Quixadá, Cariri/Juazeiro do Norte e Baixo Jaguaribe/Fortim. De Fortaleza também deverá haver um a expressiva participação na medida em que a Conferência da capital teve uam expressiva participação e contou com debates muito ricos.

PCdoB se mobiliza

Depois de uma participação dispersa na Conferência de Fortaleza, o PCdoB trabalha para reverter a situação na estadual. O Secretário Estadual de Comunicação, Inácio Carvalho está otimista em relação à Conferência Estadual e aposta numa melhor participação dos comunistas. Ainda assim algumas medidas deverão ser tomadas para estimular a participação da militância. “Reforçaremos a divulgação de nossas propostas para a democratização da comunicação, acionaremos os filiados através de emails, telefonemas e reuniões, levantaremos a discussão sobre o assunto nas casas legislativas através dos parlamentares comunistas, publicaremos artigos no caderno cearense do Vermelho e estimularemos a inscrição do maior número de pessoas do movimento social na conferência”, informou Inácio Carvalho. 

Na próxima 5ª feira, às 18 horas, na sede do Comitê Estadual do PCdoB, deverá ocorrer uam reunião com os militantes do PCdoB que participarão da COMECOM. O objetivo é atualizar a militância sobre os preparativos finais da conferencia e fazer um balanço geral das inscrições.

Programação

Sexta-feira (20/11/09)

16h às 21h – Inscrições e credenciamento

18h – Abertura – Ministério das Comunicações, Governo do Estado, CON, CPC-CE (35 entidades) e empresariado (Telebrasil, Sinditelebrasil, Abra, Abrafix, Acel, Sepex).

19h – Conferência – "Comunicação: meios para a construção de direitos".
Proposta de nomes: Jonas Valente (CON, Intervozes), César Rômulo (Telebrasil), Governador Cid Gomes/Francisco Pinheiro/Arialdo Pinho. Mediadora: Ivonete Maia/Izabel Pinheiro/Elisiane Colares.

21h – Coquetel

Sábado (21/11/09)

8h às 10h – Finalização do credenciamento/inscrições

9h – Debate – "Comunicação, sistema público e controle social" – Guto Benevides (TVC), Marcelo Inácio (Abraço) e Xyco Teóphilo (publicitário). Mediador: Agostinho Gósson/Roberto Moreira/Plínio Bortolotti.

11h30min – Divisão dos grupos de trabalho – eixos temáticos (abaixo).

Metodologia: vão ser 2 grupos para cada eixo, sendo 16 no total. Com a previsão de 560 participantes na conferência (considerando a evasão), devem ficar cerca de 35 pessoas em cada grupo.

12h – Almoço

13h30min – Início dos grupos de trabalho (GTs)

15h30min – Intervalo para lanche

16h – Plenária Final – apresentação das relatorias e votação de propostas

Domingo (22/11/09)

9h – Plenária Final – finalização da votação de propostas

10h – Eleição de delegados (as) à etapa nacional

12h – Atividade cultural – samba

Proposta de "atrações": Samba de Rosas e Gebedim.

15h – Encerramento

Eixos

1) educação, cultura e comunicação; políticas de incentivo à comunicação livre e comunitária

2) radiodifusão comunitária;

3) Comunicação e direitos humanos

4) mecanismos de controle público e social;

5) marcos regulatórios da radiodifusão e das telecomunicações;

6) sistema público de comunicação;

7) regulação da publicidade;

8) convergência e cultura digital.

Faça aqui a sua inscrição

 

Fonte: Sindicato dos Jornalistas do Ceará

Matéria atualizada as 18h15m do dia 17/11/2009