Sem categoria

"PIG" para jovens: MTV Debate: "O MST é legítimo?"

Após realizar questionar a importância do pré-sal para o desenvolvimento do Brasil, com o tendencioso tema "o pré-sal vai salvar o Basil?", e se "o Brasil tem condições reais de sediar as Olimpíadas?", o programa MTV Debate, apresentado pelo cantor Lobão, discute nesta terça-feira (17/11), às 22h30, o seguinte tema: "o MST é legítimo"?

- MTV

O debate em geral é um saudável instrumentro para  enriquecer opiniões e arejar pensamentos mais ortodoxos. Entretanto, embora o programa MTV Debte, cujas discussões são conduzidas pelo cantor Lobão, paute temas interessantes e relevantes, como a maioridade penal, a intolerância ocorrida na Uniban, diploma de jornalismo e outros temas, às vezes o mediador prima tanto pela polêmica, que acaba perdendo a isenção.

Foi o caso do programa exibido em 15 de setembro, tendencioso no tema – "o pré-sal vai salvar o Brasil?" – e na apresentação, visto que o cantor Lobão se preocupou mais em atacar e questionar a atuação da União Nacional dos Estudantes (UNE) do que ouvir a opinião (e a ação) do presidente da entidade, Augusto Chagas, sobre a questão. Neste caso, o programa cumpriu o legitimo papel do PIG (Partido da Imprensa Golpista) para seu público jovem: questionou as potencialidades do Brasil e atacou a UNE.

MST sob suspeita

Já o tema desta semana é um ataque em si. Ao questionar e rede nacional se o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é legítimo, o programa abre a possibilidade do "sim" e do "não", colocando o movimento na defensiva. Assim, o movimento que é considerado um dos maiores fenômenos do movimentos sociais latinoamericanos das últimas décadas, no programa do Lobão terá três advogados de defesa e três poderosos promotores.

Em lugar de debater junto à juventude a necessidade da Reforma Agrária, Lobão põe e xeque a legitimidade do MST e convoca, de um lado, o deputado federal Dr Rosinha (PT), o militante da Assembléia Popular Gabriel Sampaio e o presidente da UEE-SP (União Estadual dos Estudantes de São Paulo), Carlos Eduardo Seiqueira Pinheiro. Do lado da criminalização do MST, estará o integrante da União Democrática Ruralista (UDR) e deputado federal Ronaldo Caiado (DEM), um representante do Movimento Endireita Brasil e um latifundiário.

Os espectadores que desejarem publicar opiniões a respeito do tema podem fazê-lo no mural do programa. Pelo endereço possível também enviar perguntas a serem selecionadas e lidas pelo mediador durante o programa.

De São Paulo, Luana Bonone